Sanepar promove limpeza no Rio Alegria, em Medianeira

Cerca de 900 metros cúbicos de lodo e resíduo foram removidos do principal manancial de abastecimento de água do município da região Oeste
Publicação
09/03/2012 - 14:51
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Sanepar concluiu a limpeza e o desassoreamento do Rio Alegria, principal manancial de abastecimento de água de Medianeira, na região Oeste. Foram retirados cerca de 900 metros cúbicos de lodo e resíduos. O trabalho, que durou 30 dias, foi realizado em finais de semana, dias de menor consumo de água, para não comprometer a operação da estação de tratamento do município.
Com o objetivo de melhorar a qualidade da água do rio, o desassoreamento foi realizado em um trecho de cerca de 70 metros acima e abaixo do ponto de captação de água utilizado pela empresa. Durante a limpeza, foram retiradas aproximadamente 110 cargas de material, entre lodo e objetos como pneus, garrafas pet e latas de alumínio. Parte da vegetação do rio também foi removida.
O coordenador industrial da Regional de Foz do Iguaçu da Sanepar, Luiz Aparecido Spósito, explica que o material sólido poderia causar danos à operação da estação de tratamento de água. “Além disso, com a retirada do material, a profundidade foi ampliada de 25 centímetros para um metro, o que permite maior tranquilidade para a captação de água em períodos de estiagem”, explica.
Para a limpeza do rio, foram utilizadas duas máquinas pantaneiras, uma retroescavadeira e três caminhões basculantes. Dez empregados trabalharam na execução dos serviços.
O Rio Alegria possui uma extensão de 22 quilômetros e é responsável pelo abastecimento público de água para cerca de 40 mil habitantes de Medianeira. Nasce na área rural do município, atravessa o perímetro urbano e desemboca no Rio Ocoy, próximo ao lago de Itaipu.

GALERIA DE IMAGENS