Sanepar planta mil mudas de árvores
às margens do Ribeirão Pinhalzinho

Angico, Guaritá, Jequitibá, Pitanga, Tucaneiro, Marmeleiro, Ipê tabaco, Pau de Alho e Canafístula estão entre as espécies plantadas
Publicação
11/05/2017 - 15:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) promoveu nesta quarta-feira (10) o plantio de 1.0Angico, Guaritá, Jequitibá, Pitanga, Tucaneiro, Marmeleiro, Ipê tabaco, Pau de Alho e Canafístula estão entre as espécies plantadas00 mudas de árvores nas margens do Ribeirão Pinhalzinho, em Umuarama (Noroeste). A ação foi uma parceria com as secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente e Agricultura.
Angico, Guaritá, Jequitibá, Pitanga, Tucaneiro, Marmeleiro, Ipê tabaco, Pau de Alho e Canafístula estão entre as espécies plantadas, dentro de quatro mil metros quadrados, às margens do córrego e dentro da área da Estação de Tratamento de Esgoto, no bairro São Cristóvão.
O objetivo é conscientizar e sensibilizar a população do entorno de rios urbanos sobre como a ação humana pode provocar a degradação dessas áreas.
CARGA PLUVIAL - O evento de plantio das mudas teve a participação de cerca de 70 pessoas, entre estudantes do Colégio Municipal Monteiro Lobato, professores e empregados da Companhia e foi realizado na Estação de Tratamento de Esgoto, no bairro São Cristóvão.
Nesse local passa o Ribeirão Pinhalzinho, manancial que tem suas nascentes no Bosque Xetás, área verde no centro da cidade de Umuarama. “O Pinhalzinho recebe 70% da carga pluvial, além dos efluentes provenientes do esgotamento sanitário da cidade de Umuarama, que hoje conta com 92% de atendimento com esse serviço”, destacou o gerente da regional da Sanepar, Umuarama, Eduardo Kawassaki Júnior.
PRESERVAÇÃO
- “Com esta ação, parte da mata ciliar adjacente ao córrego foi recomposta e somada às demais atividades de recuperação e preservação do Pinhalzinho. E a Sanepar de Umuarama realizou uma importante etapa da gestão ambiental, integrada por microbacias”, comentou o coordenador de Clientes da Sanepar em Umuarama, José Fogaça.
Os alunos do Colégio Monteiro Lobato realizaram uma visita monitorada à Estação de Esgoto Pinhalzinho, onde visualizaram todo o processo de tratamento do efluente.
MAIS AÇÕES – Em Umuarama, outras ações ambientais já foram realizadas neste mês de maio, como a mobilização de limpeza do Ribeirão Pinhalzinho próximo à ponte de acesso aos bairros São Cristóvão e Beira Rio. Foi também realizada uma Blitz Ambiental, com entrega de panfletos informativos das ações ambientalmente corretas. Participaram alunos, professores e empregados da Sanepar

GALERIA DE IMAGENS