Sanepar orienta famílias que receberão rede de esgoto em Francisco Beltrão

Empresa quer sensibilizar a população sobre a importância do serviço e também esclarecer dúvidas sobre interligações
Publicação
10/05/2011 - 11:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

As 950 famílias do bairro Padre Ulrico, em Francisco Beltrão, que serão beneficiadas com a implantação de rede de esgoto participaram de quatro reuniões socioambientais, que compõem a primeira etapa de um trabalho de sensibilização realizado pela Sanepar. Também responderam a um questionário que será finalizado este mês.
O diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Péricles Weber, disse que este trabalho é essencial para que o usuário entenda a importância de a água do esgoto ser tratada antes de retornar ao rio. “Queremos que a população atendida se torne responsável e faça a correta ligação do imóvel à rede coletora, que é fundamental para a proteção do meio ambiente”, afirmou.
Nesta etapa inicial, as intervenções ambientais sensibilizam as famílias, buscando o comprometimento com o trabalho que está sendo feito pela Sanepar. Além disso, também informam sobre as providências intradomiciliares necessárias nos imóveis na hora de fazer a interligação, para que não ocorram problemas.
“Durante a aplicação de um questionário, o agente ambiental apresenta às famílias a importância da obra de esgotamento sanitário para a saúde, para a qualidade de vida e para a proteção do meio ambiente. Entendemos que os moradores são agentes participativos do processo e podem agir como fiscalizadores da obra”, diz o técnico da área de Meio Ambiente da Sanepar em Francisco Beltrão, Vanderlei Niendicker.
Para a segunda etapa das intervenções estão previstas ações que envolvem a população em nova reunião, com objetivo de esclarecer dúvidas ainda existentes. Também será feito treinamento para encanadores, para que estejam habilitados a fazer corretamente as interligações das residências à rede coletora. As duas atividades estão previstas para o próximo semestre.
OBRAS – Com investimentos de R$ 1,8 milhão, a obra permitirá a implantação de 950 novas ligações, com a construção de um total de 15 mil metros de rede e duas elevatórias de esgoto, que levarão o resíduo até a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Marrecas. A previsão é que esteja concluída no início de 2012 e eleve o índice de atendimento com serviço de coleta e tratamento de esgoto de 66% para 70%.
Embora estejam sendo tomados todos os cuidados para evitar transtornos à população, a Sanepar pede a compreensão e colaboração dos moradores durante a realização dos trabalhos, como no caso da abertura de valetas para a implantação das tubulações. Quanto à reposição das calçadas, deverá ser aplicado o mesmo tipo de material usado pelo morador.
Para garantir a segurança dos clientes, os operários que fazem o trabalho estarão sempre uniformizados e os veículos, identificados com o nome da empreiteira. A Sanepar ressalta que as interligações só devem ser feitas após a conclusão das obras, quando as ligações forem liberadas. Para reclamações ou informações, a empresa atende pelo telefone 115.

GALERIA DE IMAGENS