Sanepar leva rede de esgoto para mais dois bairros de Maringá

Obras estão concentradas nos jardins San Remo e Parque do Horto evão beneficiar 1.100 moradores. O investimento é da ordem de R$ 573,5 mil
Publicação
27/05/2011 - 10:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Os moradores dos jardins San Remo e Parque do Horto, em Maringá, serão atendidos com o serviço de esgotamento sanitário. Em março, a Sanepar iniciou as obras para implantação de oito mil metros de rede coletora, que vão beneficiar, aproximadamente, 1.100 moradores da região. As obras, que devem ser concluídas em outubro deste ano, têm investimentos da ordem de R$ 573,5 mil.
O presidente do Sindicato da Habitação e Condomínios de Maringá (Secovi – Maringá), Roberto Granado Martines, acompanha o trabalho da Sanepar na região e no Paraná. Os recursos aplicados pela empresa em obras de esgoto “são importantes para o desenvolvimento das cidades e para a qualidade de vida das pessoas.”
Além da rede coletora, serão implantadas nos dois bairros 264 ligações prediais de esgoto. Os proprietários serão informados sobre os procedimentos para executar a ligação domiciliar e como utilizar, adequadamente, as instalações do sistema de esgotamento sanitário.
Benefícios – Atualmente, 96,7% da população urbana de Maringá é atendida pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto. Os investimentos realizados em saneamento pela Sanepar e pelo Governo do Paraná oferecem vários benefícios aos moradores da cidade, pois incidem diretamente na saúde da população e na preservação ambiental, agregando, inclusive, valor aos imóveis atendidos.
“Com a implantação da rede coletora, as fossas sépticas devem ser desativadas e aterradas, assim o proprietário pode ampliar a área construída. O serviço de esgoto também contribui para uma significativa redução na proliferação de vetores que causam doenças, como baratas, ratos, e outros”, enfatiza o gerente de Projetos e Obras da Sanepar, engenheiro Raphael Rocha.
Os ganhos também podem ser sentidos na natureza, pois o esgoto das fossas pode infiltrar no solo e atingir o lençol freático, contaminando as águas subterrâneas.
Reivindicação – Apesar de a implantação da rede de esgoto ser uma reivindicação antiga dos moradores dos dois bairros, tecnicamente só agora está sendo possível atendê-los, pois era necessário, antes, concluir a construção da rede dotada de tubulações de grande diâmetro (interceptor) que fará o transporte do esgoto gerado nos dois bairros, e em outros da região, para a Estação de Tratamento Sul. O empreendimento ficou pronto em 2010.

GALERIA DE IMAGENS