Sanepar já capacitou 3,4 mil encanadores em todo o Paraná

A oferta do treinamento se enquadra na política do governo do Estado de incentivar a formação profissional, além de criar novas fontes de geração de empregos e renda
Publicação
11/11/2011 - 16:11
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) tem contribuído para a especialização e formação profissional de encanadores, incentivando novas fontes de geração de emprego e renda. Desde que o treinamento foi implantado, em 1999, mais de 3.400 profissionais já receberam treinamento em todas as regiões do Estado.
Segundo o presidente da empresa, Fernando Ghignone, a oferta do treinamento se enquadra na política do governo do Estado de incentivar a formação profissional, além de criar novas fontes de geração de empregos e renda. “A Sanepar contribui fortemente para o desenvolvimento regional com as mais de 148 obras de esgotamento sanitário em andamento no Estado, mas também se preocupa em incentivar a capacitação de profissionais que atuam na área, orientando para que as novas ligações sigam as normas técnicas e ambientais corretas”, diz.
A promoção dos cursos de capacitação é uma prática adotada pela Sanepar quando executa obras para instalação ou ampliação da rede de coleta e tratamento de esgoto nos municípios em que atua. O objetivo é orientar os encanadores a fazer a ligação de esgoto doméstico de forma correta, abrigando módulos específicos para a desativação de fossas sépticas e a montagem adequada de equipamentos como caixas de gordura, de passagem e inspeção e Dispositivo Tubular de Inspeção (DTI). Além da parte teórica, todas as fases do treinamento incluem aulas práticas.
O curso tem carga média de 8 horas e oferece ainda noções de hidráulica, preservação ambiental, limpeza de caixa d’água e postura profissional, assim como informações sobre os processos de tratamento de água e esgoto adotados pela Sanepar.
Segundo o coordenador da Assessoria de Planejamento Ambiental, Adauto Correia, o objetivo do treinamento vai além da orientação para que as ligações de esgoto sejam corretamente executadas. “Nossa intenção é democratizar a informação, para ampliar a quantidade de profissionais capacitados para realizar o serviço”.
IMPACTO SOCIAL – A assistente social Maria Amélia Rickli Costa é a responsável pela organização do curso na região Noroeste. Ela conta que em um dos cursos ajudou a ministrar, em Paiçandu, a residência de uma família de baixa renda foi indicada pela Secretaria de Ação Social para abrigar a aula prática de instalação de rede de esgoto. “Na ocasião, todo o material utilizado foi doado à família, que passou a ter acesso ao serviço e também à Tarifa Social após a construção do ramal interno pelos participantes do curso”, lembra.
Danielison Pinto, fiscal ambiental da Coordenação de Planejamento e Desenvolvimento Ambiental da Sanepar, diz que “aqui na região Oeste procuramos sempre atender às características de cada cidade. O roteiro básico do curso é adaptado para as necessidades regionais. Aqui a demanda de conhecimento dos encanadores é mais para a parte técnica, então preparamos um curso mais voltado para a parte construtiva das ligações”.
Segundo a gestora em educação socioambiental da Sanepar, Crislaine Mendes, que atua na Regional de Cornélio Procópio, o curso é fundamental para preparar a mão de obra que vai fazer as ligações em obras novas da Sanepar. “Para a Sanepar, o benefício é que o serviço será executado dentro do padrão da empresa; para a comunidade, é importante porque gera renda para os trabalhadores que moram na localidade. Dá para perceber que o conteúdo apresentado é bastante útil porque os participantes fazem muitas perguntas e esclarecem vários pontos sobre os quais têm dúvida. Ou seja, o curso é primordial para que essas ligações sejam bem feitas”.
Os cursos são realizados em parceria com entidades como Agência Trabalhador, Senai, Sesi, Vigilância Sanitária e Associações Comerciais. Com carga média de 8 horas, o curso exige que o participante seja alfabetizado e com pelo menos seis meses de experiência como encanador. Também podem participar do curso, como ouvinte, líderes comunitários e parceiros da Sanepar na cidade. Somente nos últimos dois anos cerca de 400 profissionais de regiões como Londrina, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Apucarana, Realeza, União da Vitória, Paranavaí e Foz do Iguaçu participaram da capacitação.
Francisco Guimarães, de 52 anos, é autônomo e participou do curso realizado em Foz do Iguaçu neste ano. Ele afirma que aproveitou muito o curso. “Tirei várias dúvidas e aprendi muito”, diz. O aposentado Gerce Junqueira, 62, diz que para aumentar a renda faz serviços como eletricista e encanador e que fez o curso para se atualizar. “Me interessei por causa das novas técnicas. Aprendi uma forma nova de calcular a cota da ligação e isso vai facilitar muito o trabalho de agora em diante”, disse. O filho de Junqueira, Maycke, de 19 anos, também participou do curso. Ele conta que já trabalhou como auxiliar de manutenção e que o que aprendeu no curso vai contribuir para conseguir novos clientes ou até mesmo um emprego.
Até o final do ano, a Sanepar ainda vai promover cursos nas cidades de Cascavel, Toledo e Palotina. E para o próximo ano, além de encanadores, o curso será estendido para os pedreiros e servente de obra.
HISTÓRICO – A Sanepar promove o curso para encanadores desde 1999 e as primeiras cidades a adotarem esta prática foram Ivaiporã Cornélio Procópio, Santo Antônio da Platina, Andirá, Jacarezinho, Cambé e Jandaia do Sul. A partir daí, as demais cidades do estado operadas pela companhia também adotaram a prática de promover cursos de aperfeiçoamento para encanadores.
Interessados em participar do curso para encanadores podem obter mais informações pelo telefone (xx) 41 33307310 ou no site da Sanepar www.sanepar.com.br/fale-conosco


GALERIA DE IMAGENS