Sanepar investe R$ 4,7 milhões no sistema de esgoto de Siqueira Campos

As obras geram aproximadamente 700 empregos na região e vão garantir a coleta e o tratamento de esgoto para 83% dos 13 mil habitantes
Publicação
02/09/2011 - 14:54
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Sanepar está investindo R$ 4,7 milhões, recursos do PAC-BNDES, em Siqueira Campos, no Norte Pioneiro. As obras geram aproximadamente 700 empregos na região e vão garantir a coleta e o tratamento de esgoto para 83% dos 13 mil habitantes da área urbana do município, elevando esse índice em 15%.
A previsão é que no início do próximo ano esteja concluída a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que irá tratar 100% do esgoto coletado. A estação atual passará por adequações e será transformada em estação elevatória, com 635 metros de recalque até a ETE nova. Além disso, estão sendo executados 15,4 quilômetros de rede coletora e 700 novas ligações.
Um dos benefícios desses investimentos é a melhoria da qualidade da água do Ribeirão da Fartura, que recebia esgoto sem tratamento. “Com os índices atuais já notamos melhoria na qualidade da água do Ribeirão da Fartura. As condições do rio vão melhorar ainda mais”, disse o prefeito Luiz Antonio Liechocki.
Além de reduzir a carga de poluição lançada no meio ambiente, a obra também beneficia os moradores do centro e de bairros mais carentes, onde o esgoto corria a céu aberto. “O mais importante é a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, ressalta o prefeito. A desativação da atual estação de tratamento vai atender moradores dos Jardins Araucária e Vitória Régia, perto da estação.
Para o prefeito, o atendimento de 100% da população com água tratada e o crescimento para mais de 80% com esgotamento sanitário reforçam a importância da parceria entre a Prefeitura e a Sanepar. “É uma parceria que se estreita cada vez mais”, diz Luiz Antonio Liechocki.

GALERIA DE IMAGENS