Sanepar instala novas
centrais elétricas na
Captação do Rio Pirapó

Para executar os serviços será necessário interromper o abastecimento de água na segunda-feira (15), a partir das 14h, para 80% da população da cidade
Publicação
11/05/2017 - 11:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Sanepar vai instalar novas centrais elétricas (eletrocentros) na unidade de captação do Rio Pirapó, em Maringá. As obras que estão em andamento são fundamentais para garantir o funcionamento da captação em caso de novas enchentes.
“Os novos eletrocentos estão sendo instalados a mais de seis metros de altura em relação às centrais elétricas que foram danificadas em janeiro de 2016 em função das fortes chuvas. Com isto, vamos garantir mais segurança e regularidade no abastecimento”, destacou o gerente geral da empresa na região Noroeste, Sérgio Veroneze.
Para executar a obra, a Sanepar vai interromper o abastecimento de água para 80% da população de Maringá, na segunda-feira (15), a partir das 14 horas. Só não serão afetados os bairros localizados na região do Cidade Alta, abastecidos por meio de poço tubular profundo.
O fornecimento de água será retomado de forma gradativa no período da noite. A normalização total do sistema deve ocorrer durante a madrugada de terça-feira. Em caso de mau tempo os serviços serão transferidos para terça-feira (16), com os mesmos horários de interrupção e retomada do abastecimento.
Veroneze explica que será preciso interromper o fornecimento de energia, paralisando os conjuntos motobombas que captam a água para tratamento na estação do Jardim Alvorada. “Por uma questão de segurança os trabalhos não podem ser executados com a rede de alta tensão energizada”, disse.
BENEFÍCIOS - Nesta etapa, a Sanepar investe cerca de R$ 4,6 milhões na implantação de dois eletrocentros elevados, que vão garantir o funcionamento de todo o sistema de bombeamento das duas elevatórias existentes no local, mesmo em caso de elevação do nível do rio.
A obra contempla, ainda, a automação de todo o sistema de captação com controle total pelo Centro de Controle Operacional (CCO) localizado no Jardim Alvorada, novos ramais alimentadores de energia, instalação de dois novos conjuntos motobombas anfíbios de 600 cavalos (cv) e quatro conjuntos motobombas anfíbios de 125 CV, entre outras melhorias. Todos os equipamentos que serão instalados já foram adquiridos pela empresa.
Os trabalhos devem ser concluídos até o final de agosto. Segundo Veroneze, desde a inundação da captação, os investimentos da Companhia em obras, compra de equipamentos e em várias ações preventivas ultrapassar R$ 27 milhões.

GALERIA DE IMAGENS