Sanepar implanta sistema de
esgoto de Marilândia do Sul

A obra, de R$ 3,7 milhões, gera 500 empregos e vai beneficiar 2 mil habitantes do município
Publicação
05/09/2011 - 16:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Sanepar está implantando o sistema de esgotamento sanitário em Marilândia do Sul, região Norte do Paraná. As obras, de cerca de R$ 3,7 milhões, com recursos do PAC-CEF/FGTS, geram cerca de 500 empregos e devem ser concluídas no início de 2012, beneficiando 2 mil pessoas.
“A implantação do sistema atende a missão da empresa de melhorar a qualidade de vida da população através do saneamento ambiental, reduzindo a incidência de doenças”, disse Luiz Nacayama, gerente da Unidade de Projetos de Obras da Região Nordeste.
Serão implantados 9,8 mil metros de rede coletora de esgoto, dois interceptores, um deles de 1,5 mil metros e o outro de 552 metros, e ainda será construída uma estação elevatória de esgoto, compreendendo a execução de um canal de entrada/desarenador, dois tanques-pulmão e uma casa de bombas/poço de sucção, com a instalação de dois conjuntos motobomba, além de 240 metros de linha de recalque.
Também está prevista a construção de uma estação de tratamento de esgoto, a ETE Marilândia do Sul, com capacidade de 20 litros por segundo, que implica na execução de um desarenador, de uma caixa de gordura, de caixas divisoras de fluxo, de um Ralf (Reator Anaeróbio de Lodo Fluidizado), de um filtro biológico anaeróbio, de uma elevatória de recirculação de logo, cinco leitos de secagem, um laboratório/depósito, interligações e um emissário efluente final.
“O empreendimento mostra a responsabilidade ambiental da empresa, que está implantando a rede coletora juntamente com a estação de tratamento de esgoto, contribuindo, assim, para a melhoria do meio ambiente”, analisa Nacayama.

GALERIA DE IMAGENS