Sanepar entrega obras e anuncia investimentos no Sudoeste

São novas estruturas e ampliação de sistemas de abastecimento de água e de esgoto em Realeza, Pato Branco, Nova Prata do Iguaçu e Mariópolis. Nos últimos sete anos, o Sudoeste recebeu mais de R$ 760 milhões em saneamento.

 
Publicação
02/02/2018 - 18:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Sanepar entregou nesta sexta-feira (02) uma série de obras em Realeza, Nova Prata do Iguaçu, Pato Branco e Mariópolis, no Sudoeste do Paraná. O presidente da companhia, Mounir Chaowiche, também confirmou novos investimentos.

“Os investimentos contemplam a ampliação dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto. O saneamento é prioridade para o governo do Estado e promove a saúde e a qualidade de vida dos paranaenses”, afirmou Mounir. Mais de R$ 760 milhões foram investidos na região nos últimos sete anos

Em Realeza, foi inaugurado um reservatório com capacidade para armazenar um milhão de litros de água, o que aumentará em 150% a capacidade de reservação do sistema. Também foi anunciada a ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto. A Estação de Tratamento de Esgoto de Realeza vai dobrar a capacidade de tratamento. O município ampliará o índice de atendimento com rede coletora de esgoto para mais de 80%.

“Investimentos em saneamento impactam em outras áreas da administração e representam melhoria da saúde pública de Realeza”, afirmou o prefeito Milton Andreolli.

PARCERIA - Em Nova Prata do Iguaçu, o presidente da Sanepar e o prefeito Adroaldo Hoffelder assinaram a renovação, por mais 30 anos, da parceria do saneamento básico. Eles assinaram o Contrato de Programa entre a Sanepar e a prefeitura.

Durante o evento, também foi anunciada a implantação do sistema de esgotamento sanitário. Será construída uma estação de tratamento de esgoto e também rede coletora. O atendimento vai alcançar 70% da população da cidade. Outras obras também foram anunciadas: a interligação da Linha Nova Vitória no sistema de abastecimento da área urbana da cidade e as obras de ampliação da estação de tratamento de água, que passará a tratar 30 litros de água por segundo.

Em Pato Branco, os investimentos são destinados à ampliação do sistema de esgoto sanitário. A cidade vai ganhar uma estação de tratamento de esgoto compacta, com capacidade para tratar 10 litros de dejetos por segundo. Ainda serão implantados mais 14 quilômetros de tubulações para coletar o esgoto de 730 imóveis. A estação e as redes vão atender os moradores do Bairro São João.

“Além da ampliação do sistema de esgoto, também destaco a obra que vai dobrar a capacidade de captação de água, garantindo pelos próximos 30 anos o abastecimento em Pato Branco”, disse o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi.

Em Mariópolis, foi lançado o edital para a retomada das obras da estação de tratamento de esgoto, da implantação de 13,2 mil metros de redes coletoras e de instalação das ligações de esgoto em mais de 450 imóveis. A obra estava paralisada há cerca de dois anos em razão da rescisão do contrato da empresa vencedora da licitação em 2014.

A implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto vai beneficiar 5,8 mil moradores de Mariópolis. O prefeito Neuri Gehlen participou do evento. “Mariópolis recebe esse investimento com muita alegria, saneamento significa mais saúde para a nossa população”, afirmou.

GALERIA DE IMAGENS