A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) participou da 1ª Asia Internacional Water Week (1st AIWW), na cidade de Gyeongju, na Coreia do Sul. O evento reúne líderes internacionais de institutos de pesquisa, órgãos de governo, universidades e indústrias para discussões técnico-científicas sobre o uso da água.
O objetivo da conferência é promover o acesso a informações sobre fornecimento de energia alternativa, água limpa e segurança alimentar para as populações mais vulneráveis do mundo. Os assuntos discutidos variam desde a produção de bioenergia, ciclagem de nutrientes e recursos naturais renováveis até aspectos financeiros e de políticas para empresas sustentáveis no setor de água.
A missão internacional da Sanepar conta com a participação do presidente da Companhia, Mounir Chaowiche, do diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Glauco Machado Requião, e do gerente da Assessoria de Pesquisa e Desenvolvimento, Gustavo Possetti.
“A Sanepar tem se destacado nacionalmente pela sua capacidade de inovar. Isso é resultado do investimento que fazemos na área de pesquisa. Somos uma empresa que persegue a inovação e como consequência disso estamos conseguindo fechar parcerias internacionais importantes para o desenvolvimento tecnológico da companhia”, afirmou Chaowiche.
Durante a 1st AIWW, a Sanepar apresentou os projetos de pesquisa voltados para a eficiência energética e bioenergia que estão em andamento na empresa. A palestra foi ministrada pelo gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Sanepar, Gustavo Possetti.
De acordo com ele, a oportunidade de apresentar a política de inovação da Sanepar e os projetos de pesquisa que estão em andamento na Companhia fortalece a estratégia de internacionalização.
“Atualmente estamos investindo fortemente em projetos de aproveitamento energético do biogás, buscando a sustentabilidade econômica nos processos da empresa”, disse Possetti. “Levar a nossa experiência para uma conferência internacional mostra que estamos caminhando de acordo com as tendências mundiais na área do saneamento”, acrescentou.
PARCERIA COM A COREIA DO SUL – Desde de fevereiro de 2017, a Sanepar tem mantido tratativas com representantes da Arisu, empresa municipal de saneamento do Governo Metropolinao de Seul. Em março deste ano uma comitiva coreana conheceu a infraestrutura da companhia paranaense. O objetivo da visita foi viabilizar uma cooperação internacional e promover a troca de experiências e o desenvolvimento de novas tecnologias para o setor.
A Arisu é uma das companhias de saneamento mais renomadas internacionalmente pela eficiência nos seus processos, grande experiência em redução de perdas de água, baixo custo operacional e excelente índice de satisfação com os seus clientes. A companhia coreana atende mais de 10 milhões de habitantes de Seul e região metropolitana. Os representantes da Sanepar vão assinar na quarta-feira (27) um memorando de entendimentos com a companhia de saneamento coreana.
A missão internacional da Sanepar também vai passar por Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde participará de uma reunião com representantes da Acciona, empresa multinacional de engenharia que possui projetos em Dubai. A empresa é líder em reúso de água, possui também uma ampla trajetória com a aplicação da dessalinização da água do mar e salobra.
“A participação da Sanepar em missões internacionais proporciona avanços tecnológicos importantes que trarão mais eficiência nos processos de tratamento de água executados pela companhia paranaense”, afirmou o diretor Glauco Machado Requião.