A Estação de Tratamento de Esgoto Alvorada, localizada na região Norte de Maringá, será ampliada e modernizada. Os recursos para a realização da obra, no valor de R$ 23,3 milhões foram assegurados pela governadora Cida Borghetti e pelo presidente Sanepar, Ricardo Soavinski, nesta sexta-feira (4), durante a abertura da 46ª Expoingá.
“A Sanepar é a melhor companhia de saneamento do Brasil. Os recursos aplicados pela empresa nos últimos anos têm garantido mais saúde e qualidade de vida para toda a população”, disse Cida Borghetti.
No evento, também foi assinado convênio entre Sanepar e a prefeitura de Maringá para a implantação da rede coletora de esgoto no Bairro Jardim Alvorada III. Serão beneficiadas diretamente 349 famílias com 5.429 metros de tubulação. Nesta obra, serão aplicados R$ 700 mil.
DESTAQUE – Ricardo Soavinski afirmou que os investimentos realizados pela Sanepar colocam Maringá em uma posição de destaque no cenário nacional. “Maringá atingiu níveis de excelência em saneamento. O trabalho feito pela companhia na cidade foi reconhecido nacionalmente por importantes órgãos como o Trata Brasil e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental”, ressalta o presidente da Sanepar.
ALVORADA - A ETE Alvorada atende mais de 114 mil pessoas. A obra que será realizada contempla a implantação de tratamento preliminar, com a construção de um novo reator UASB, implantação de Unidade de Gerenciamento de Lodo (UGL) e Tratamento de Gases.
Maringá tem, atualmente, três Estações de Tratamento de Esgoto. Duas na região Norte (Alvorada e Mandacaru) e uma na região Sul (Sul). Juntas, as unidades são responsáveis pelo tratamento de 100% de todo o esgoto coletado na cidade. Hoje, mais de 98% da população é atendida pelos serviços de esgotamento sanitário.
SANEPAR NA EXPOINGÁ – Mais uma vez a Sanepar marca presença na Expoingá. Neste ano, o estande da empresa destaca a importância do uso correto da rede coletora de esgoto e do aproveitamento dos resíduos do processo de tratamento de esgoto para o meio ambiente. Em todo o horário de funcionamento da feira, uma equipe da Sanepar está preparada para dar orientações ao público com a ajuda de maquetes.
Uma das maquetes mostra o projeto da CSBioenergia, que funciona na Estação de Tratamento de Esgoto Belém, em Curitiba, e que faz o aproveitamento do lodo de esgoto para a geração de energia elétrica. Outra maquete mostra uma residência com a tubulação de esgoto, a caixa de gordura e a caixa de passagem, equipamentos necessários para o uso correto da rede coletora. Além disso, foi montada uma representação dos locais da residência em que existem ligações de esgoto, como o banheiro, a cozinha e a área de serviço.
A Sanepar também participa com duas atrações na Fazendinha da Expoingá. Uma é a presença do EcoExpresso, um ônibus com maquetes que mostram o caminho da água do Rio ao Rio, desde a captação nos mananciais, tratamento, reservação, distribuição, coleta do esgoto, tratamento e destinação para os corpos receptores. Em outro estande, técnicos da empresa vão apresentar os benefícios do lodo de esgoto na agricultura.