Sanepar anuncia obras
em Assis Chateaubriand

Construção de elevatória vai resolver o problema de esgoto da delegacia de polícia. Taxa de lixo pode ser vinculada às faturas de água e esgoto
Publicação
06/07/2011 - 17:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Sanepar vai construir uma estação elevatória para coletar o esgoto da delegacia de polícia de Assis Chateaubriand. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (6) pelo gerente-geral da Sanepar, Renato Mayer, em reunião com a prefeita Dalila José de Mello.
O sistema de esgoto interno da unidade de polícia está localizado abaixo da rede coletora de esgoto, o que não permite a coleta por gravidade. Além disso, a área não comporta mais a perfuração de fossas sépticas. Para resolver o problema, a Sanepar elaborou projeto emergencial para dar solução ao problema. “Com a obra vamos atender a reivindicação dos moradores da região e do município e impedir que o esgoto volte a transbordar nas vias públicas ou cause dano ambiental”, disse Renato.
O gerente disse que em 60 dias os equipamentos de bombeamento deverão entrar em funcionamento. A bomba vai recalcar todo esgoto e transpor para a rede coletora e, de lá, será enviado para a estação de tratamento. A prefeita comemorou a decisão e se mostrou satisfeita com a solução apresentada. “A Sanepar entendeu a necessidade da nossa cidade e buscou alternativas rápidas e seguras para a destinação do esgoto”.
A Sanepar também apresentou ao município a proposta para atuar como agente arrecadador da taxa de lixo, lançando o valor definido pela Prefeitura nas faturas mensais de água/esgoto da cidade. A ideia foi aceita de forma imediata pela prefeita Dalila. A partir de janeiro do próximo ano a Sanepar passará a prestar mais esse serviço para Assis Chateaubriand. O município definirá os valores da taxa de lixo de acordo com a sua legislação e a Sanepar repassará o montante arrecadado mensalmente à prefeitura.
Além do encontro com a prefeita Dalila, os técnicos da Sanepar se reuniram com a equipe do Núcleo Gestor da Cidade, que envolve as secretarias de Obras e a de Serviços Urbanos, para fornecer dados e informações referentes aos sistemas de abastecimento e de esgotamento sanitário do município.
A prefeitura está elaborando o seu Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que contempla o abastecimento público, os serviços de coleta e tratamento de esgoto, resíduos sólidos e recursos hídricos. O Ministério das Cidades estabeleceu que todos os municípios devem definir metas e apresentar o PMSB até o final de 2013.
Participaram do encontro, pelo município de Assis, o secretário Roberto Fabiano Ferreira da Costa, o engenheiro Israel Devecchi e o arquiteto Carlos Erasto Alves, que fazem parte da comissão responsável pelos levantamentos técnicos, diagnóstico e finalização do Plano. A Sanepar esteve representada pelos gerentes Renato Mayer e Fábio Leal Oliveira.

GALERIA DE IMAGENS