Sanepar alerta sobre informações
falsas de vendedores de filtros

Vendedores mentem sobre a qualidade da água e induzem a população a comprar o que não precisa
Publicação
26/12/2011 - 11:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) alerta que vendedores de filtros estão levantando suspeitas com relação à qualidade da água distribuída pela empresa em Medianeira, na região Oeste do Estado.
Os vendedores realizam falsas análises da água nas residências, adicionando produtos químicos à água da torneira, que escurecem o líquido, devido à presença de cloro.
Eles mentem ao dizer que a cor escura é indício de que a água distribuída pela Sanepar não tem qualidade e possui excesso de cloro. Ao contrário, a presença de cloro na rede é a certeza visível de que a água tem qualidade garantida. Para resolver o suposto problema, os moradores são induzidos a adquirir um filtro e até autorizar outros serviços oferecidos pelos vendedores.
Os técnicos da Companhia informam ainda que os usuários têm de estar atentos a certos tipos de filtros que, por sua composição, podem retirar os sais minerais da água, inclusive o flúor, responsável pela saúde bucal e que combate às cáries. “A água distribuída pela Sanepar é segura e dispensa o uso de filtro. Garantimos a qualidade até o hidrômetro”, afirma o gerente da Sanepar, Rodrigo Becker.
A água fornecida pela Sanepar, em todas as cidades em que atua, segue padrões internacionais de potabilidade, estabelecidos tanto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como pelo Ministério da Saúde. Os técnicos da Companhia fazem o acompanhamento detalhado de todas as fases de tratamento. Assim que a água chega na estação são realizados testes para identificação das características químicas, físicas e bacteriológicas. De posse desses dados é possível calcular de forma precisa a quantidade de produtos químicos a ser utilizada no tratamento.
O controle é feito desde a captação de água até em pontos de distribuição. As análises são feitas na estação de tratamento de água e no laboratório central, 24 horas por dia. Os vendedores que usam a tática de alterar a água da Sanepar podem ser denunciados à polícia.

GALERIA DE IMAGENS