A obra realizada pelo Governo do Estado na Rua da Pedreira, em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba, facilitou a vida dos moradores do município. Reformada e revitalizada, com investimentos de R$ 26,7 milhões, a via se tornou uma importante ligação da região Norte da capital com a cidade vizinha, e está ajudando a desafogar o trânsito na BR-476 (Estrada da Ribeira).
Sob responsabilidade da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), a obra abrange seis quilômetros e inclui drenagem, pavimentação, recapeamento, iluminação, sinalização vertical e horizontal, paisagismo, implantação de meio-fio e calçada. Além disso, foi contemplada a construção da ponte do rio Atuba, uma reivindicação de mais de 20 anos da população de Colombo.
“A exemplo do que acontece em todo o Paraná, estamos fazendo uma série de importantes obras para garantia da qualidade de vida da população. E esta é mais uma das várias ações na Região Metropolitana de Curitiba para melhorar a mobilidade dos municípios”, afirmou o governador Beto Richa, que neste sábado (22) esteve no local para conferir o trabalho.
De acordo com a prefeita de Colombo, Beti Pavin, a obra mudou a realidade da região e facilitou o acesso aos bairros Campo Pequeno e Rio Verde. “Melhorou muito a estrutura e diminuiu o tempo para se chegar a Curitiba, principalmente”, disse.
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, que acompanhou o governador na visita, falou sobre a importância das ações que têm sido realizadas com o propósito de integrar cada vez mais a região metropolitana à capital. “Precisamos de uma malha viária que una a região Metropolitana de Curitiba. Isso possibilita a circulação de riquezas, de pessoas e, ao mesmo tempo, torna a grande cidade uma só”, afirmou.
Um benefício que pode ser sentido diretamente pela população. A comerciante Denise Finau mora há cerca de 20 anos no bairro e já está comemorando o crescimento da clientela em sua lanchonete. “Foi uma melhoria muito bem-vinda. O movimento está ótimo”, acentuou.
MOBILIDADE – O diretor-presidente da Comec, Omar Akel, afirmou que a revitalização da Rua da Pedreira faz parte da Via Radial de Integração, uma das ações do Plano Estratégico da Comec para ampliar as condições de mobilidade e de integração da Região Metropolitana de Curitiba. A obra recebeu recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Grandes Cidades, do Ministério das Cidades. Também fazem parte deste pacote as ações de revitalização da Avenida da Integração (em Pinhais) e a alça da Avenida Salgado Filho (em Curitiba).
No mesmo contexto de integração, a Comec trabalha na pavimentação da Estrada do Encanamento em Piraquara, renovação da Estrada da Uva (Colombo), e duplicação da Rodovia dos Minérios e Estrada do Cerne em Campo Magro. “São soluções pontuais que melhoram o fluxo e nos dão condições também de implantar um transporte coletivo mais ágil e eficiente”, destacou Akel.
O chefe da Casa Militar do Estado, Coronel Elio de Oliveira Manoel; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; e o vice-presidente e diretor administrativo do BRDE, Orlando Pessuti, também estiveram presentes.