Romanelli entrega reivindicações para Ministro do Trabalho

Documento foi entregue durante visita do ministro a Ponta Grossa
Publicação
31/01/2011 - 10:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O secretário de estado do Trabalho e Emprego, Luiz Claudio Romanelli, participou da entrega do registro sindical para o Sindicato dos Transportadores Autônomos de Cargas de Ponta Grossa, na sexta-feira (28), e falou sobre a geração de empregos no Paraná. O documento foi entregue ao sindicato pelo Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, que também recebeu solicitações de Romanelli. São oito reivindicações sindicais, que serão discutidas em reunião agendada para fevereiro.
“Nunca tivemos tantas pessoas empregadas no mercado formal. Neste momento, 2,4 milhões de paranaenses estão trabalhando com carteira assinada”, disse Romanelli.
Contabilizando apenas pelo Sistema Público de Emprego, nas 252 Agências do Trabalhador funcionando no estado, hoje existem 21,5 mil vagas de emprego, um recorde em 33 anos.
Segundo Romanelli, apesar de o estado estar com a economia aquecida, muito ainda precisa ser feito. “A qualificação profissional é o meu grande desafio e vou me empenhar para que haja mais recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador”.
O Ministro Carlos Lupi afirmou que é importante a formalização dos trabalhadores e que a entrega da certidão aos transportadores autônomos é uma obrigação do Governo Federal. “Com 15 anos comecei a trabalhar como auxiliar de um vizinho que tinha um caminhão e transportava banana. Aprendi que o caminhoneiro é o cidadão mais solidário que existe”.
De acordo como o presidente do sindicato, Neori Tigrão Leobet, são 26 municípios representados na região e cerca de 13 mil caminhoneiros. “Somos uma autoridade reconhecida pelo Ministério, em Brasília. A proposta é somar forças para reivindicar por direitos e melhorias nas condições de trabalho dos autônomos”, disse.

GALERIA DE IMAGENS