O governador Beto Richa esteve nesta quarta-feira (2) no Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), localizado no bairro Bacacheri, em Curitiba. Unidade da Força Aérea Brasileira, o Cindacta II é responsável pelo espaço aéreo do Paraná e de outros oito estados. Ele foi recebido pelo comandante coronel-aviador Álvaro Wolnei Guimarães, e oficiais da unidade.
O governador acompanhou o monitoramento de aviões e o trabalho dos oficiais do Centro Operacional Integrado (COI), estrutura do Cindacta II construída a 20 metros de profundidade, usada para o controle aéreo. Além disso, conheceu a sala histórica da corporação.
Cerca de 450 mil voos são monitorados por ano no Cindacta II, que conta com um efetivo de 2 mil pessoas e uma rede de radares e estações de telecomunicações. "Cuidamos de todos os aviões comerciais e também dos limites e fronteiras para monitorar aeronaves que não estão autorizadas a voar", relata o comandante Álvaro Wolnei Guimarães.
HISTÓRICO - O Cindacta II assumiu a função de controle do tráfego em 1982. Antes disso, o local foi sede de outras organizações militares. Na década de 30, pertencia ao Exército Brasileiro e sediava o Quinto Regimento de Aviação. Há outras três unidades de controle de tráfego aéreo no Brasil, localizadas em Brasília, Recife e Manaus.