Richa sanciona lei que institui Ano do Centenário da Primeira Igreja Batista

Com a lei, a data passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná. Celebrado pelo pastor Paschoal Piragine, presidente da igreja, o culto reuniu cerca de 4 mil pessoas.
Publicação
14/05/2014 - 11:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Beto Richa sancionou, na noite de terça-feira (13), a lei número 18.057, que institui 2014 como o Ano do Centenário da Primeira Igreja Batista de Curitiba. A assinatura aconteceu durante o culto comemorativo em alusão ao centenário e inauguração do novo templo. Celebrado pelo pastor Paschoal Piragine, presidente da igreja, o culto reuniu cerca de 4 mil pessoas.
Com a lei, proposta pela deputada estadual Mara Lima, a data passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná. “Este é um momento histórico para essa importante instituição religiosa de nosso Estado. Conhecemos o trabalho da Igreja Batista, a missão evangelizadora, suas obras sociais e a formação dos jovens”, disse o governador.
Richa acrescentou que a Igreja Batista tem uma participação fundamental para o fortalecimento das famílias e da sociedade. “Prestigiamos a inauguração deste grandioso templo e já nos colocamos à disposição para, junto com essa igreja, construir uma sociedade mais justa para se viver”.
Para o presidente da Primeira Igreja Batista, pastor Paschoal Piragine, a lei reconhece a importância da instituição e da comunidade evangélica para a Curitiba e para o Paraná. “Há uma percepção das autoridades políticas sobre a contribuição dos evangélicos para o bem da sociedade. A instituição dessa data no calendário do Estado é prova disso”, disse.
CELEBRAÇÃO – Fundada em 13 de maio de 1914 pelo pastor Manoel Virgílio de Souza, a Primeira Igreja Batista de Curitiba iniciou seus cultos na casa de seu fundador e contava com cerca de dez membros. Na década de 1970, com o crescimento da comunidade, a igreja se mudou para a Avenida Batel.
A construção do novo templo levou 36 anos para ser concluída. A instituição, que reúne cerca de 7 mil membros de mais de 20 congregações, realizava seus cultos no ginásio de esportes enquanto o templo era construído.
“Podemos sentir a emoção das pessoas que fazem parte dessa comunidade. Temos clara a missão de nossa igreja. Levar o amor, a misericórdia e a graça para todo mundo”, afirmou o pastor Piragine.
Participaram da celebração a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Valdir Rossoni; o deputado federal André Zacharo; a deputada estadual Mara Lima; o presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, Paulo Salamuni, além de outras autoridades e lideranças religiosas.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS