Richa recebe nova diretoria da Faciap
e fala sobre medidas de austeridade

Richa falou aos empresários sobre o momento da economia brasileira e defendeu as medidas de austeridade tomadas pelo governo estadual para equilibrar as finanças do Estado
Publicação
02/03/2015 - 18:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Beto Richa recebeu nesta segunda-feira (2), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, representantes da nova diretoria da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap). O novo presidente, Guido Bresolin Junior, toma posse nesta segunda à noite. “Um grande empresário que vai continuar o bom trabalho realizado pela federação no fortalecimento da nossa economia”, disse Richa. Bresolin Junior assume o lugar do empresário Rainer Zielasko.
Durante a reunião, Richa falou do momento da economia brasileira e defendeu as medidas de austeridade tomadas pelo governo estadual para equilibrar as finanças do Estado. “Estamos passando por um momento de dificuldade econômica em todo o Brasil. O baixo desempenho econômico reduziu a arrecadação sobrecarregando os estados e municípios. Para isso, precisamos estar preparados para superar esse período com medidas importantes de austeridade”, afirmou o governador.
Beto Richa disse que 20 estados já tiveram que cortar gastos e preparar um plano de austeridade em suas contas. “A arrecadação está caindo e precisamos nos preparar para esse período. O Paraná não é uma ilha e está sentindo os reflexos dessa crise nacional”, explicou.
Segundo ele, o Estado já implantou diversas medidas para redução das despesas e aumento de receitas. Entre elas está a equalização da alíquota do ICMS, um conjunto de decretos para melhoria da gestão pública e controle de despesas e a reavaliação e renegociação dos contratos e licitações. Além disso, no ano passado, foram eliminadas cinco secretarias estaduais e outras foram fundidas. De uma só vez, foram cortados mil cargos em comissão.
Outra importante medida foi a de congelar por um ano o salário dele, da vice-governadora e de todos os secretários estaduais. “Não posso deixar de assumir essa responsabilidade para o bem do Paraná. Fui eleito para defender a manutenção da capacidade financeira do Estado”, disse o governador. Richa explicou que assumiu o governo em 2011 com uma dívida de R$ 4 bilhões. “Conseguimos reduzir esse valor e ter importantes avanços, como, por exemplo, a contratação de 10 mil policiais e 23 mil professores, que tiveram ainda um aumento salarial de 60% em quatro anos”, afirmou.
DIÁLOGO – O governador destacou a importância da Faciap para a economia paranaense e disse que o diálogo do governo estadual com a entidade será mantido. “Temos um grande canal de diálogo com a federação que queremos manter e ampliar. Coloco o Estado à disposição para ajudar no que for preciso”, afirmou Richa.
Rainer Zielasko fez um balanço da administração e agradeceu o governador pela relação democrática com a entidade. “Isso fortalece nossos associados e traz tranquilidade para os novos investidores”, afirmou.
Guido Bresolin Junior, novo presidente, disse que a entidade representa mais de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) paranaense. “É um grande desafio que assumo a presidência dessa importante entidade. Queremos ampliar as relações da entidade com o governo estadual para ajudar no desenvolvimento do Estado”, afirmou. Ele defendeu as medidas de austeridade do governo estadual. “Em períodos assim é necessário rever processos e ajustar as contas”, afirmou. Guido Bresolin Junior é empresário do ramo moveleiro. Formado em Administração de Empresas, é especialista em Engenharia da Produção e Gestão Internacional e Conselheiro Cooperativista certificado.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr  

GALERIA DE IMAGENS