O governador Beto Richa prestigiou neste domingo (24) a 75ª edição do Grande Prêmio Paraná, prova mais tradicional do turfe paranaense, promovida pelo Jockey Club e realizada no hipódromo do Tarumã, em Curitiba. Richa entregou o prêmio Clássico Governador do Estado, o principal do evento.
Participaram do Grande Prêmio Paraná os melhores jóqueis do Brasil, que competiram em provas de até 2 mil metros em pista de areia. Cerca de 7 mil pessoas acompanharam as corridas disputadas por cavalos de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Foram 11 páreos, incluindo o Grande Prêmio Paraná.
Richa entregou o prêmio Governador do Estado à dupla paulista formada pelo jóquei Vagner Leal e Ultra Rápido, cavalo do Haras Tango e do criador Jorge Coelho de Oliveira.
O presidente do Jockey Club do Paraná, Paulo Irineu Pelanda, destacou que o este é o segundo ano em que o hipódromo recebe a competição depois de ter retomado as atividades. “O Paraná está voltando ao cenário de turfe. Curitiba está resgatando a tradição e ocupando o espaço que conquistou no passado”, disse.
Além das corridas, o evento contou com atrações como exposição de pôneis, brinquedo e food trucks.
HISTÓRIA - A primeira edição do Grande Prêmio Paraná foi em 1942, quando o potro argentino Con Ochos sagrou-se vencedor. Entre os anos 1940 e 1960, as corridas de turfe costumavam reunir a elite política e econômica de Curitiba. Um de seus frequentadores mais assíduos era o governador Bento Munhoz da Rocha.
Até 1955, a corrida acontecia nas dependências do extinto Hipódromo do Guabirotuba. Depois, foi transferido para o hipódromo do Tarumã. Alguns dos cavalos vencedores da prova já foram exportados para os Estados Unidos e Dubai.