Richa participa de posse
da ministra Cármen Lúcia
na presidência do STF

O governador afirmou que a ministra está preparada para o novo desafio. “Não tenho dúvida de que o Supremo Tribunal Federal, sob sua presidência, continuará exercendo um papel central neste delicado momento que vive o País”
Publicação
12/09/2016 - 18:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Beto Richa participou nesta segunda-feira (12), em Brasília, da solenidade de posse da ministra Cármen Lúcia na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Dias Toffoli assumiu o cargo de vice-presidente. A ministra, que neste ano completa dez anos no STF, presidirá a Corte e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no biênio 2016/2018.
“A ministra Cármen Lúcia está preparada para este novo desafio e não tenho dúvida de que o Supremo, sob a sua presidência, continuará exercendo um papel central neste delicado momento que vive o País, buscando as melhores soluções para a consolidação das nossas instituições", afirmou o governador Beto Richa.
Cármen Lúcia e Dias Toffoli foram eleitos pelo Plenário do STF no dia 10 de agosto por 10 votos a 1 (por tradição, os ministros não votam em si mesmos). Com base no artigo 12 do Regimento Interno do STF, a eleição deve ocorrer na segunda sessão ordinária do mês anterior ao da expiração do mandato do presidente, que é de dois anos.
Na solenidade de posse, Cármen Lúcia afirmou que é necessário transformar o Judiciário e prometeu dar transparência a propostas para aperfeiçoar o funcionamento do STF. "O Brasil é cada um e todos nós. O Brasil que queremos que seja pátria mãe gentil para todos e não somente para alguns", declarou.
BIOGRAFIA - Mineira de Montes Claros, 62 anos, Cármen Lúcia Antunes Rocha é graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Antes de chegar ao STF, Cármen Lúcia foi procuradora do Estado de Minas Gerais, professora titular de Direito Constitucional da PUC-MG, membro da Comissão de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB e membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). A ministra foi empossada no STF no dia 21 de junho de 2006 para assumir a cadeira deixada pelo ministro Nelson Jobim, que se aposentou após deixar a Presidência do Tribunal.