Richa participa da homenagem dos
50 anos de carreira de Pedro Muffato

O governador participou na noite desta sexta-feira (07), em Cascavel, da homenagem a Pedro Muffato, durante o evento denominado Desafio de Kart Fórmula Truck - Prova Pedro Muffato
Publicação
07/10/2016 - 21:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Beto Richa participou na noite desta sexta-feira (07), em Cascavel, da homenagem dos 50 anos de carreira de Pedro Muffato, durante o evento denominado Desafio de Kart Fórmula Truck - Prova Pedro Muffato. O piloto, que tem uma das mais longas carreiras deste esporte ainda em atividade num campeonato nacional, faz sua última temporada no automobilismo competitivo da Fórmula Truck. A solenidade contou, ainda, com a presença de autoridades, pilotos e patrocinadores da categoria e convidados da organização.
Richa ressaltou que a homenagem a Pedro Muffato é resultado de tudo o que ele fez pelo Estado e pelo País. “Foi um grande empreendedor tanto na vida pessoal e empresarial como na administração pública, quando prefeito de Cascavel e responsável pela construção deste cartódromo na cidade”, disse. O governador, que também participou da corrida que marcou o Desafio de Kart Fórmula Truck - Prova Pedro Muffato, destacou o valor do esporte para a sociedade, lembrando que recebeu no Palácio Iguaçu, em Curitiba, os atletas das Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio de Janeiro.
“Sou a favor da prática esportiva para estimular as pessoas e principalmente as crianças”, afirmou. “Todos os paranaenses que participaram dos jogos no Rio de Janeiro nos orgulharam, pois só o fato de participar já é um grande exemplo a toda a sociedade, em especial aos jovens, que se espelham nesses ídolos e caminham para a atividade esportiva que disciplina, educada, socializa e ajuda a afastar de drogas, álcool e violência”, disse. “O Pedro Muffato é um grande exemplo disso”, destacou.
O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck é marcado também pela despedida de Pedro Muffato no automobilismo. “Correr por 50 anos aconteceu naturalmente, sempre com muito prazer e dedicação, mas me sinto realizado no esporte. Essa homenagem é gratificante e me orgulha”, afirmou Muffato. “Quando corro aqui eu falo em Cascavel, quando corro em outro Estado, falo do Paraná e quando corro fora do país falo do Brasil, sempre representando minha nacionalidade. A presença do governador Beto Richa nessa homenagem me deixa ainda mais orgulhoso do que eu fiz no esporte”, disse.
Muffato incentivou, ainda, os jovens a praticarem o esporte. “O jovem tem que cuidar da saúde, sem vícios como cigarro, bebida e drogas, para ter uma longevidade. Eu me preservei na juventude e por isso pratico o esporte que exige um certo preparo físico ainda com 76 anos”.
Seu filho, David Muffato, de 45 anos, que também participou da corrida desta sexta-feira, disse que o pai é um exemplo pela dedicação e garra. “A história do meu pai é impressionante. Muitos jovens pilotos se inspiraram nele quando viram as conquistas dele e trouxeram muitas coisas boas para o Estado e para Cascavel”, disse. “Vamos sentir a falta dele nas pistas, mas ele sempre vai estar perto de nós nas corridas, como sempre”, afirmou.
O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio da Petrobras e Pirelli. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN LatinAmerica, Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen e Volvo. O evento segue até este domingo (09), em Cascavel, com a oitava e antepenúltima etapa da temporada da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul. Felipe Giaffone, que busca o tetracampeonato, lidera a tabela de classificação com 281 pontos seguido por Paulo Salustiano, que tem 249; e pelo cascavelense Diogo Pachenki, com 230.
CARREIRA - Além de ser um dos mais importantes membros da comunidade de Cascavel, Pedro Muffato, de 76 anos, também já foi prefeito do municípiol. O circuito cascavelense, batizado desde 2012 como Autódromo ZilmarBeux, foi determinante na carreira do piloto, embora ela tenha tido início em um circuito de rua de terra, também em Cascavel, em 1966, quando Pedro Muffato pilotou um Simca formando dupla com VilliTiem. A pista de corridas foi construída em fins da década de 60, diante do sucesso que as provas de rua alcançavam na cidade, e inaugurado em 1969.
Muffato alcançou resultados importantes no circuito de terra. Entre eles, a vitória na terceira edição da Cascavel de Ouro, em 1971, pilotando um Puma Spartano. Ele foi o primeiro colocado na prova em mais duas oportunidades, 1974 e 1975, já ao volante de um Avallone-Chrysler.

GALERIA DE IMAGENS