Richa lamenta morte
de Belmiro e enaltece a
contribuição para o Paraná

O governador afirmou que o Paraná sofre grande perda e que Belmiro ajudou de muitas formas o desenvolvimento do Estado.
Publicação
30/03/2014 - 15:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Beto Richa lamentou neste domingo (30) a morte do professor Belmiro Valverde Jobim Castor e enalteceu seu trabalho e a contribuição para o Estado. "O Paraná sofre uma grande perda. Nos últimos 30 anos, desde os tempos de secretário do Planejamento no governo de meu pai, José Richa, Belmiro Valverde contribuiu de muitas formas para o desenvolvimento paranaense, na vida pública e na iniciativa privada", disse o governador.
Richa disse que a contribuição de Belmiro Valverde se dá não apenas com ideias inovadoras, mas também colocando em execução projetos importantes. Economista e professor, Valverde morreu no sábado, em Curitiba, aos 71 anos, vítima de infarto.
"Tive o privilégio de sua colaboração nos tempos da prefeitura, quando pude conhecer mais de perto suas propostas para a modernização e desburocratização da gestão pública, muitas delas colocadas em prática em nossa administração", disse Richa. "Belmiro dedicou boa parte de sua vida a um Paraná melhor para os paranaenses. Suas ideias merecem nossa reflexão", afirmou o governador.
Richa disse que Belmiro Valverde nunca se furtou a compartilhar ideias e conhecimento, seja como professor, escritor, como grande debatedor e crítico e por meio de incontáveis artigos publicados ao longo da vida. "Ele ajudou a enriquecer a nossa sociedade e deixa um grande legado para todos nós", disse o governador.
Belmiro Valverde Jobim Castor foi três vezes secretário de Estado. Assumiu o Planejamento duas vezes, de 1975 a 1979 e 1983-84. Autor de inúmeros artigos e estudos sobre a economia paranaense e nacional, escreveu o livro O Brasil não é para Amadores: Estado, Governo e Burocracia na Terra do Jeitinho em 2004.
Nos últimos anos, se dedicou a implantação de um projeto educacional para oferecer ensino de qualidade para alunos carentes da comunidade de Laranjeiras, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Para isso, montou uma escola batizada de João Paulo II.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
WWW.pr.gov.br e WWW.facebook.com/governopr