O governador Beto Richa assinou nesta quarta-feira (14) um decreto que declara como de utilidade pública para desapropriação uma área de 751,5 mil metros quadrados na região do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, que será utilizada para ampliação do terminal e implantação da terceira pista de pousos e decolagens.
“Depois de anos de impasse, o restabelecimento do diálogo entre o governo do Estado, a União e o município tornou possível dar continuidade à ampliação do maior terminal aéreo do Paraná”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
O projeto para ampliar o aeroporto, que é reivindicado pelo setor produtivo paranaense há décadas, foi discutido nesta quinta-feira (15) em encontro entre o secretário Richa Filho, o superintendente da Infraero no Paraná, Antonio Pallu, e o prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues.
A reunião teve a participação de representantes da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), entre outros.
Richa Filho disse que o decreto assegura que as desapropriações sejam feitas pelo Estado, permitindo assim dar andamento aos projetos de engenharia e aos estudos ambientais necessários para implantar a terceira pista. O secretário destacou o apoio e a colaboração técnica do presidente do IAP, Tarcísio Mossato, no encaminhamento das soluções para tornar viável o projeto.
Antonio Pallu afirmou que, depois de ampliado, o Afonso Pena terá uma grande vantagem operacional em relação a outros aeroportos brasileiros, permitindo a execução de operações simultâneas de pouso e decolagens.
A chefe da Coordenação de Gestão de Planos e Programas da Secretaria de Infraestrutura e Logística, Rejane Karan, disse o decreto “é a engrenagem que faltava no mecanismo, para que se possa iniciar rapidamente os estudos e projetos necessários para tirar do papel a terceira pista do aeroporto”.
Um levantamento do Departamento Hidro–Aéreo–Ferroviário da Secretaria de Infraestrutura aponta que as necessidades operacionais do aeroporto de São José dos Pinhais são uma nova pista com 3.400 metros, a ampliação do terminal de passageiros, do pátio de aeronaves e do terminal de cargas, e a instalação do equipamento ILS – 3, que permite o pouso e decolagem de aeronaves em condições adversas de visibilidade (neblina).
PLANO AEROVIÁRIO — Em paralelo ao processo de colaboração desenvolvido com o governo federal para ampliar o aeroporto internacional de São José dos Pinhais, o governo do Paraná trabalha em outras frentes para melhorar a infraestrutura e acelerar o desenvolvimento da economia paranaense. São obras estratégicas em rodovias, ferrovias, portos e aeroportos.
A Secretaria de Infraestrutura e Logística deve lançar em breve o edital para contratar uma empresa especializada que irá elaborar o Plano Aeroviário Estadual. O plano permitirá que o Paraná apresente projetos e requisite recursos do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa) para obras de melhoria, reformas e ampliação dos 40 aeroportos públicos existentes no estado, além de modernizar os procedimentos que ainda estão em vigor no gerenciamento desses terminais.
O plano aeroviário vai considerar aspectos socioeconômicos regionais e de demanda atual e futura, de modo que possa tornar-se um indutor do desenvolvimento de todas as regiões paranaenses e estar integrado à rede multimodal de transportes.
DESENVOLVIMENTO DO INTERIOR — O governo do Paraná também está desenvolvendo ações para fazer obras de melhoria e ampliação dos aeroportos de Cascavel e Maringá, por meio do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa), e de Londrina.
Um convênio assinado com o governo federal vai garantir R$ 7,1 milhões para a construção do novo terminal de passageiros em Cascavel e outros R$ 7 milhões para a construção do novo pátio de estacionamento de aeronaves em Maringá. O governo federal será responsável por 70% dos recursos, nas duas obras, e o governo estadual investirá os 30% restantes.
Em Londrina, o governador Beto Richa assinou um convênio com a prefeitura em outubro para dar início à desapropriação de áreas do entorno do Aeroporto Governador José Richa. O governo estadual irá repassar inicialmente R$ 9 milhões para dar andamento ao processo e poderá repassar até R$ 27,5 milhões para a desapropriação dos imóveis, necessárias para a ampliação do aeroporto e a instalação do ILS.
“Vamos começar a avaliar os imóveis, com uma equipe técnica da prefeitura e governo, para que possamos rapidamente modernizar e ampliar o aeroporto”, disse o governador na ocasião.
INICIATIVA PRIVADA — O governador Beto Richa também recebeu recentemente e manifestou apoio ao projeto de um grupo de empresários interessados em construir um aeroporto internacional de cargas no município de Tibagi, na região dos Campos Gerais, com previsão de investimento de aproximadamente R$ 3,5 bilhões.
O empreendimento terá quatro pistas e possibilitará que sejam feitos até 7,5 mil pousos e decolagens por ano, com conexões com a Europa, América Latina e Estados Unidos. O projeto prevê ainda 8,8 mil metros quadrados de galpões para armazenagem, oito hangares e poderá operar com qualquer tipo de aeronave, inclusive os novos modelos Airbus 380.
“Depois de anos de impasse, o restabelecimento do diálogo entre o governo do Estado, a União e o município tornou possível dar continuidade à ampliação do maior terminal aéreo do Paraná”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
O projeto para ampliar o aeroporto, que é reivindicado pelo setor produtivo paranaense há décadas, foi discutido nesta quinta-feira (15) em encontro entre o secretário Richa Filho, o superintendente da Infraero no Paraná, Antonio Pallu, e o prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues.
A reunião teve a participação de representantes da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), entre outros.
Richa Filho disse que o decreto assegura que as desapropriações sejam feitas pelo Estado, permitindo assim dar andamento aos projetos de engenharia e aos estudos ambientais necessários para implantar a terceira pista. O secretário destacou o apoio e a colaboração técnica do presidente do IAP, Tarcísio Mossato, no encaminhamento das soluções para tornar viável o projeto.
Antonio Pallu afirmou que, depois de ampliado, o Afonso Pena terá uma grande vantagem operacional em relação a outros aeroportos brasileiros, permitindo a execução de operações simultâneas de pouso e decolagens.
A chefe da Coordenação de Gestão de Planos e Programas da Secretaria de Infraestrutura e Logística, Rejane Karan, disse o decreto “é a engrenagem que faltava no mecanismo, para que se possa iniciar rapidamente os estudos e projetos necessários para tirar do papel a terceira pista do aeroporto”.
Um levantamento do Departamento Hidro–Aéreo–Ferroviário da Secretaria de Infraestrutura aponta que as necessidades operacionais do aeroporto de São José dos Pinhais são uma nova pista com 3.400 metros, a ampliação do terminal de passageiros, do pátio de aeronaves e do terminal de cargas, e a instalação do equipamento ILS – 3, que permite o pouso e decolagem de aeronaves em condições adversas de visibilidade (neblina).
PLANO AEROVIÁRIO — Em paralelo ao processo de colaboração desenvolvido com o governo federal para ampliar o aeroporto internacional de São José dos Pinhais, o governo do Paraná trabalha em outras frentes para melhorar a infraestrutura e acelerar o desenvolvimento da economia paranaense. São obras estratégicas em rodovias, ferrovias, portos e aeroportos.
A Secretaria de Infraestrutura e Logística deve lançar em breve o edital para contratar uma empresa especializada que irá elaborar o Plano Aeroviário Estadual. O plano permitirá que o Paraná apresente projetos e requisite recursos do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa) para obras de melhoria, reformas e ampliação dos 40 aeroportos públicos existentes no estado, além de modernizar os procedimentos que ainda estão em vigor no gerenciamento desses terminais.
O plano aeroviário vai considerar aspectos socioeconômicos regionais e de demanda atual e futura, de modo que possa tornar-se um indutor do desenvolvimento de todas as regiões paranaenses e estar integrado à rede multimodal de transportes.
DESENVOLVIMENTO DO INTERIOR — O governo do Paraná também está desenvolvendo ações para fazer obras de melhoria e ampliação dos aeroportos de Cascavel e Maringá, por meio do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa), e de Londrina.
Um convênio assinado com o governo federal vai garantir R$ 7,1 milhões para a construção do novo terminal de passageiros em Cascavel e outros R$ 7 milhões para a construção do novo pátio de estacionamento de aeronaves em Maringá. O governo federal será responsável por 70% dos recursos, nas duas obras, e o governo estadual investirá os 30% restantes.
Em Londrina, o governador Beto Richa assinou um convênio com a prefeitura em outubro para dar início à desapropriação de áreas do entorno do Aeroporto Governador José Richa. O governo estadual irá repassar inicialmente R$ 9 milhões para dar andamento ao processo e poderá repassar até R$ 27,5 milhões para a desapropriação dos imóveis, necessárias para a ampliação do aeroporto e a instalação do ILS.
“Vamos começar a avaliar os imóveis, com uma equipe técnica da prefeitura e governo, para que possamos rapidamente modernizar e ampliar o aeroporto”, disse o governador na ocasião.
INICIATIVA PRIVADA — O governador Beto Richa também recebeu recentemente e manifestou apoio ao projeto de um grupo de empresários interessados em construir um aeroporto internacional de cargas no município de Tibagi, na região dos Campos Gerais, com previsão de investimento de aproximadamente R$ 3,5 bilhões.
O empreendimento terá quatro pistas e possibilitará que sejam feitos até 7,5 mil pousos e decolagens por ano, com conexões com a Europa, América Latina e Estados Unidos. O projeto prevê ainda 8,8 mil metros quadrados de galpões para armazenagem, oito hangares e poderá operar com qualquer tipo de aeronave, inclusive os novos modelos Airbus 380.