O governador Beto Richa assinou na quarta-feira (11/01) um convênio com o governo federal que vai permitir um investimento de R$ 20,7 milhões nos aeroportos de Cascavel e Maringá. Do total dos recursos, 70% serão repassados ao Paraná pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, por meio do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa). O restante será aplicado pelo governo estadual.
A maior parte das verbas será investida no aeroporto de Maringá. São R$ 14,1 milhões para ampliação da estrutura atual da área de movimentação de aeronaves. Neste ano serão iniciadas obras no pátio de estacionamento de aviões, orçadas em cerca de R$ 7,1 milhões. O governo federal empenhou R$ 4,9 milhões destes recursos e o Estado já tem a contrapartida para esta etapa disponível.
O aeroporto de Cascavel vai ganhar um novo terminal de passageiros, com investimento de R$ 6,6 milhões. Também neste caso, já há empenho da verba federal, no valor de R$ 4,62 milhões. O Estado vai aplicar R$ 1,98 milhão no projeto.
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Logística, as prefeituras de Maringá e Cascavel deverão encaminhar na próxima semana o projeto executivo das obras que poderão ser iniciadas para que seja programada a liberação dos recursos federais e estaduais.
Plano Aeroviário - A Secretaria de Infraestrutura e Logística vai elaborar neste ano o Plano Aeroviário do Paraná, que permitirá requisitar novos recursos do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa) para obras de melhoria, reformas e ampliação de terminais públicos. O documento vai considerar aspectos socioeconômicos regionais e de demanda atual e futura.
Segundo o secretário José Richa Filho, o plano deverá contemplar a integração multimodal, para que os aeroportos também funcionem como indutores do desenvolvimento de todas as regiões paranaenses. Ele disse que o último Plano Aeroviário do Paraná é do final da década de 1980.
Richa Filho afirmou que o Instituto para o Desenvolvimento Espacial e Aeronáutico (Idea) foi informado que o Paraná prepara o seu plano para que haja interação com as estratégias nacionais para o setor aeroviário.
No Estado, são 40 aeroportos públicos – quatro gerenciados pela Infraero (Afonso Pena, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu) e 36 por prefeituras, e 61 pistas privadas.
INVESTIMENTO - No ano passado, o governador Beto Richa assinou um convênio com a prefeitura de Londrina para a desapropriação de áreas do entorno do Aeroporto Governador José Richa. O governo estadual pode repassar até R$ 27,5 milhões para este processo, necessário para ampliação do aeroporto e a instalação do ILS (Instrument Landing System, um sistema de aproximação por instrumentos).
Em dezembro, o Estado declarou de utilidade pública para desapropriação uma área de 751,5 mil metros quadrados no entorno do Aeroporto Afonso Pena, que será utilizada para a ampliação da estrutura existente, a implantação da terceira pista de pousos e decolagens, com 3,4 metros extensão, e a instalação do equipamento ILS-3.
A maior parte das verbas será investida no aeroporto de Maringá. São R$ 14,1 milhões para ampliação da estrutura atual da área de movimentação de aeronaves. Neste ano serão iniciadas obras no pátio de estacionamento de aviões, orçadas em cerca de R$ 7,1 milhões. O governo federal empenhou R$ 4,9 milhões destes recursos e o Estado já tem a contrapartida para esta etapa disponível.
O aeroporto de Cascavel vai ganhar um novo terminal de passageiros, com investimento de R$ 6,6 milhões. Também neste caso, já há empenho da verba federal, no valor de R$ 4,62 milhões. O Estado vai aplicar R$ 1,98 milhão no projeto.
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Logística, as prefeituras de Maringá e Cascavel deverão encaminhar na próxima semana o projeto executivo das obras que poderão ser iniciadas para que seja programada a liberação dos recursos federais e estaduais.
Plano Aeroviário - A Secretaria de Infraestrutura e Logística vai elaborar neste ano o Plano Aeroviário do Paraná, que permitirá requisitar novos recursos do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa) para obras de melhoria, reformas e ampliação de terminais públicos. O documento vai considerar aspectos socioeconômicos regionais e de demanda atual e futura.
Segundo o secretário José Richa Filho, o plano deverá contemplar a integração multimodal, para que os aeroportos também funcionem como indutores do desenvolvimento de todas as regiões paranaenses. Ele disse que o último Plano Aeroviário do Paraná é do final da década de 1980.
Richa Filho afirmou que o Instituto para o Desenvolvimento Espacial e Aeronáutico (Idea) foi informado que o Paraná prepara o seu plano para que haja interação com as estratégias nacionais para o setor aeroviário.
No Estado, são 40 aeroportos públicos – quatro gerenciados pela Infraero (Afonso Pena, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu) e 36 por prefeituras, e 61 pistas privadas.
INVESTIMENTO - No ano passado, o governador Beto Richa assinou um convênio com a prefeitura de Londrina para a desapropriação de áreas do entorno do Aeroporto Governador José Richa. O governo estadual pode repassar até R$ 27,5 milhões para este processo, necessário para ampliação do aeroporto e a instalação do ILS (Instrument Landing System, um sistema de aproximação por instrumentos).
Em dezembro, o Estado declarou de utilidade pública para desapropriação uma área de 751,5 mil metros quadrados no entorno do Aeroporto Afonso Pena, que será utilizada para a ampliação da estrutura existente, a implantação da terceira pista de pousos e decolagens, com 3,4 metros extensão, e a instalação do equipamento ILS-3.