Richa anuncia
construção de nova
escola em Pato Branco

A execução do projeto está prevista para começar no mês de abril com investimento de R$ 7,5 milhões de recursos da Secretaria de Estado de Educação. Pato Branco estuda instalação de colégio da Polícia Militar.

 
Publicação
02/03/2018 - 21:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Beto Richa autorizou nesta sexta-feira (02) a abertura do processo licitatório para a construção da Unidade Nova Bairro Fraron, escola que vai atender mais mil alunos de Pato Branco.

A execução do projeto está prevista para começar no mês de abril com investimento de R$ 7,5 milhões de recursos da Secretaria de Estado de Educação.

“São investimentos frequentes que asseguram a melhoria na qualidade de ensino do Paraná. Nunca se investiu tanto no Estado e isso é possível porque fazemos uma gestão responsável e eficiente sem demagogias e populismo. Adotamos as medidas o que eram necessárias no momento mais agudo da crise financeira nacional e protegemos o Paraná”, afirmou o governador

A Unidade Nova Bairro Fraron, localizada no bairro homônimo, será a 15° escola estadual no município e deve atender até 1.260 alunos nos três turnos. A escola terá 12 salas de aula e poderá atender até 420 estudantes em cada turno.

“Já temos o terreno, os recursos assegurados e a partir de agora só precisamos dar andamento aos trâmites da licitação para execução da obra. A expectativa é entregá-la ainda este ano”, afirmou a secretária estadual da Educação professora Ana Seres. 

A Unidade Nova (UNV) Bairro Fraron ampliará o número de vagas para alunos do ensino fundamental e também para a oferta do ensino médio.

A unidade atenderá, principalmente, a demanda dos estudantes vindos do ensino fundamental do conjunto habitacional no conjunto habitacional “Campo Seguro 2” no bairro Fraron. Hoje, os 583 estudantes do 1° ao 9° ano do ensino fundamental que moram no bairro estão matriculados na Escola Estadual Carmela Bortot e Escola Municipal José Fraron.

Além deles a escola atenderá também os estudantes dos bairros Teolândia, Independência, Trevo da Taísa e Vila Esperança. “Os bairros cresceram muito e se faz necessário um novo colégio na região”, afirmou a secretária.

O pedido para a construção foi feito pela secretária professora Ana Seres durante sua segunda administração do Núcleo Regional (NRE) de Pato Branco entre 2011 e 2014. Ana Seres também conduziu a regional entre 2000-2002.

 

(BOX)


Pato Branco estuda instalação de colégio da Polícia Militar

A secretária de Estado da Educação, Ana Seres, participou nesta sexta-feira (02) de uma reunião com o Núcleo Regional de Educação, comunidade escolar, associações de pais e mestres e representantes da Polícia Militar para tratar da possível instalação de um colégio da PM no município.

A Polícia Militar do Paraná conta com um colégio em Curitiba desde 1959. A primeira unidade no Interior, localizada em Londrina, na região Norte, começou a funcionar este ano. Além de Pato Branco, Cascavel e Maringá estudam a implantação unidades do colégio da PM.

De acordo com a secretária, o estudo para a implantação de novas unidades se dá pela qualidade do ensino ofertado nos colégios da polícia. “O Colégio da PM em Curitiba oferta ensino de excelência. A parceria mantida por quase 50 anos tem rendido tão bons resultados que é natural que outras regiões pleiteiem o mesmo. Londrina já tem seu colégio e agora estamos estudando a viabilidade de outras unidades”, afirmou.

O diretor de Ensino da PM e comandante da Academia Policial Militar do Guatupê, coronel Mauro Celso Monteiro, disse que o encontro serviu para tirar dúvidas e explicar os trâmites de uma possível abertura do colégio. “Estamos concluindo o estudo de viabilidade que será encaminhado à Secretaria de Estado da Segurança Pública. Depois disso, o processo tramita internamente em diferentes secretarias para depois ser aprovado ou não pelo governador”, disse.

A chefe do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco, Rita de Cássia Cordeiro Augusto, afirmou que a escolha da escola que poderá sediar o novo colégio da PM precisa passar pelo crivo de toda comunidade escolar e atender às exigências técnicas da PM. “As lideranças visitaram vários colégios para verificar possíveis candidatos. Entre eles temos o Colégio Estadual La Salle, que atende diversas exigências estruturais, como as quadras cobertas, e pode sediar o futuro colégio da PM em Pato Branco”, acrescentou Rita.

 

GALERIA DE IMAGENS