Richa abre o Natal Encantado, que dará
brinquedos a mais de 100 mil crianças

A abertura foi no Castelo do Batel, em Curitiba, onde duas mil pessoas levaram presentes para crianças atendidas por entidades sociais da capital
Publicação
16/11/2015 - 23:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Beto Richa e a secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, abriram nesta segunda-feira (16) o Natal Encantado do Paraná, que marca o início das festividades natalinas no Estado. Mais de duas mil pessoas foram ao Castelo do Batel, em Curitiba, para levar brinquedos que irão presentear, em dezembro, cerca de 1,5 mil crianças curitibanas, em situação de vulnerabilidade social.
Richa e Fernanda entregaram as chaves do Natal Encantado, que simboliza a figura de Jesus, ao capelão do Palácio Iguaçu, padre Aparecido, e ao presidente do Conselho de Pastores do Paraná, bispo Cirino Ferro. A festa teve a presença de Papai Noel, apresentações do coral Del Charo, regido pelo maestro Heber Castro, e dos DJs Nizo Gomide e Caíque. O auge da solenidade foi o acendimento das luzes do Castelo do Batel e a tradicional queima de fogos.
Richa disse que os governos só se justificam se gerarem medidas que melhorem a vida das pessoas, principalmente as mais carentes. “O Natal é um momento mágico e esse evento é uma demonstração do espírito de fraternidade e solidariedade dos paranaenses”, afirmou o governador. “O importante é reforçar o espírito natalino durante o ano todo, principalmente neste momento de conflito mundial, que nos conclama à busca da paz e da fraternidade”, disse Richa,na presença da vice-governadora, Cida Borghetti. Ele lembrou que, quando prefeito de Curitiba, houve redução de 60% na pobreza da capital e que, hoje, no Estado, o programa Família Paranaense atende a cerca de 100 mil pessoas.
A secretária Fernanda Richa ressaltou a melhoria dos indicadores sociais do Paraná, com a retirada de cerca de 65 mil pessoas da condição de extrema pobreza. “Este evento faz parte das ações sociais para atender as famílias paranaenses e, também, se inclui na agenda para realizar o sonho do Natal para milhares de crianças”, afirmou a secretária.
O Natal Encantado é realizado pelo Programa de Voluntariado do Paraná (Provopar), pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, o Castelo do Batel e a Cana/MKT. Além de Curitiba, o Provopar e a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social também promovem as caravanas do Natal Encantado do Paraná, que levarão Papai Noel, shows e presentes para as crianças paranaenses. Neste ano, as caravanas passarão por 40 municípios e deverão atender a cerca de 100 mil crianças até o dia 25 de dezembro.
A presidente do Provopar Estadual, Carlise Kwiatkowski, disse que o evento é uma oportunidade para levar a mensagem do Natal para as crianças em vulnerabilidade social. “Faz parte do principal objetivo do Provopar, que é expandir a qualidade de vida para as crianças e suas famílias”, disse ela. Carlise explicou que, além de brinquedos, o Natal Encantado arrecada alimentos e roupas para serem entregues às famílias na cesta de Natal.
“O evento mostra a solidariedade do povo paranaense. É o momento de lembrarmos o real significado do Natal. Ou seja, com uma parte do que Deus nos dá, contribuir para uma sociedade mais justa”, afirmou o Marcelo Lupion, diretor-executivo do Castelo do Batel.
HISTÓRIA – Em 2005, durante a gestão de Beto Richa na prefeitura de Curitiba, teve início a campanha Curitiba Solidária, com o objetivo de despertar a solidariedade e mobilizar a comunidade para ações sociais e arrecadação de brinquedos que seriam entregues a crianças em situação de vulnerabilidade social cadastradas na Fundação de Ação Social (FAS), então presidida por Fernanda Richa.
Em 2011, a festa passou a ser chamada Natal Encantado do Paraná, ampliando a campanha para todo o Estado. A Copel é uma das patrocinadoras do evento, junto à Adega Brasil e ao Castelo do Batel. Em quatro anos, 6.500 crianças participantes de programas sociais em instituições de Curitiba e Região Metropolitana receberam os presentes. Em cinco anos do governo Beto Richa, já foram arrecadados 270,8 mil brinquedos.
Participaram do evento o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Vasconcelos, secretários de Estado e deputados estaduais e federais.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
Www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

GALERIA DE IMAGENS