Revista de Saúde Pública do Paraná é lançada em congresso nacional

Publicação
26/07/2018 - 17:00
Editoria

A Secretaria da Saúde do Paraná lançou nesta quinta-feira (26) em Belém do Pará a Revista de Saúde Pública do Paraná, editada pela Escola de Saúde Pública (ESPP). A ação integra a participação do Estado no 34ª Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

“A revista dá espaço para que os 399 municípios, 22 regionais de saúde, instituições de ensino e todos envolvidos no cenário da saúde pública paranaense sejam seus autores e coautores. Do Paraná para o Brasil todo, precisamos relatar o que de bom acontece em nosso Estado e nada mais válido do que aproveitar este momento: os 30 anos do Conasems e os 60 anos da ESPP”, destaca o secretário da Saúde do Paraná, Antônio Carlos Nardi, que participa do evento.

A revista abre espaço para a publicação de artigos científicos na área de saúde pública. Para a primeira edição foram 39 trabalhos submetidos à avaliação, 34 deles do Paraná. No total, foram publicados 13 artigos, todos do Estado, sendo dois das universidades estaduais de Londrina e de Maringá em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“Com o crescimento do trabalho desenvolvido na Escola de Saúde Pública, que vai muito além de capacitações e processos de educação permanente, precisávamos de um espaço próprio para divulgação do conhecimento que estamos construindo”, afirma a diretora da ESPP e editora-chefe da revista, Ana Fonseca.

Desde 2012, a Escola promove cursos de pós-graduação e, em 2017, em parceria com o Hospital do Trabalhador, em Curitiba, também iniciou o primeiro programa de residência médica.

A superintendente de Unidades Hospitalares Próprias da Secretaria da Saúde, Vivian Raksa, teve publicado o artigo ‘Necessidade de leitos hospitalares para o SUS no Estado do Paraná’. “Essa é uma oportunidade importante para a divulgação de estudos que são realizados acerca do planejamento, aprimoramento e discussão do SUS. As publicações favorecem a troca de experiências e o enriquecimento dos conhecimentos científicos”, conta.

SEGUNDA EDIÇÃO – A publicação será semestral e o próximo volume está programado para dezembro de 2018. A submissão de artigos será de 1º a 31 de agosto. “Convidamos todos os profissionais do SUS e da comunidade acadêmica a colaborarem na construção de mais este veículo para divulgação de conhecimento científico”, complementa Ana Fonseca.

A publicação e o novo chamamento para submissão de artigos podem ser acessados online. (http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp)