A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano do Paraná promoveu nesta terça-feira (4) mais uma reunião técnica para levar conhecimento, informações e orientação aos prefeitos para o melhor planejamento e sucesso na aprovação de projetos para suas cidades. Desta vez, o encontro foi em Almirante Tamandaré, e reuniu prefeitos que fazem parte da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) e da Associação dos Municípios da Região Suleste do Paraná (Amsulep).
O encontro é promovido pelo Governo do Estado e busca avaliar e acompanhar as ações coordenadas pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e o Serviço Social Autônomo Paranacidade. “Queremos promover a desburocratização para favorecer a aprovação dos projetos voltados a mais investimentos nos municípios, fortalecendo as relações com nossos prefeitos, para juntos pensarmos o orçamento de 2019”, disse o secretário de planejamento urbano do Paraná, Silvio Barros.
Barros afirmou que o governo está agora na fase final de aprovação de um novo empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e que isso dará continuidade ao programa Paraná Urbano, com condições para financiar novos projetos.
O Secretário lembrou que neste ano já foram investidos mais de R$ 4 bilhões nas cidades do Paraná e garantiu que há recursos para os investimentos que serão feitos no próximo ano. “O Paraná está em uma situação privilegiada, uma vez que, ao contrário da maioria dos outros estados, possui recursos para repassar aos municípios realizarem suas obras”, disse.
AGILIDADE – Durante o encontro, Barros apresentou o “Paraná interativo”, uma ferramenta para planejamento urbano, disponibilizada aos gestores dos municípios. “É uma ferramenta democrática, com diversos recursos, que possibilita o planejamento, o levantamento de custos, prioridades para atendimentos e está disponível para todo mundo”, garantiu.
Os prefeitos aprovaram a iniciativa do Governo para realização do evento. “Foi a melhor reunião técnica que participei como prefeito de uma cidade”, disse o prefeito de Campo Largo, Marcelo Puppi.
Para o prefeito de Fazenda Rio Grande e presidente da Assomec, Márcio Wosniak, o encontro ajuda a fortalecer os vínculos dos municípios com o Estado, favorecendo o atendimento da população em toda a região. “Todos saem ganhando com a produtividade alcançada nesta reunião”, garantiu.
O prefeito de Almirante Tamandaré, Gelson Colodel, agradeceu o comparecimento de todos. “Quero agradecer a todos que participaram deste momento, em que tivemos a oportunidade de trocar experiências, compartilhar ideias, encontrar soluções aos problemas da cidade e adquirir informações para atendimento de demandas”, disse ele.
Colodel acompanhou o secretário Silvio Barros até uma obra em andamento no Parque Aníbal Khury, onde um complexo esportivo está sendo finalizado com recursos que somam R$ 730 mil, com investimentos do Governo, em parceria com a Prefeitura. Só em Almirante Tamandaré, foram cerca de 13 milhões liberados pelo Governo para execução de obras e melhorias em infraestrutura urbana.
Participaram da reunião os prefeitos da Assomec: Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Curitiba, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Itaperucu, Lapa, Mandirituba, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, São Jose dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.
Da Amsulep participaram gestores de Agudos do Sul, Campo do Tenente, Pien e Rio Negro.
(BOX)
Principais pontos abordados na reunião com gestores
AÇÕES – O secretário Silvio Barros detalhou o Sistema de Financiamento de Ações nos Municípios (SFM) e os critérios técnico e econômico para viabilidade dos projetos.
TECNOLOGIA – Foi feita explanação sobre o Paraná Interativo, ferramenta tecnológica já disponível, fundamental para o planejamento e gestão urbana. A plataforma mantém uma base de dados com uma série de informações para que os prefeitos tomem decisões para implementar obras com maior precisão e segurança.
A Celepar apresentou os programas disponíveis às prefeituras para melhorar a eficiência na gestão usando ferramentas tecnológicas. O serviço 156 é um exemplo. O Governo Digital, que tem mais de 200 serviços para auxiliar os cidadãos, também fez parte da exposição.
NOVOS PROGRAMAS – Os prefeitos conheceram novos programas que poderão ter a adesão dos municípios. O Mapa Paraná, por exemplo, é um equipamento urbano que proporciona aos estudantes uma aula de geografia interativa. É possível caminhar sobre o mapa e conhecer os principais rios, estradas, cidades.
Também foi apresentado o piso drenante para calçadas e vias e o asfalto de borracha, que utiliza o pó de pneu usado na composição do asfalto para pavimentação. Já existe uma lei de 2013 obrigando a utilização do produto em algumas obras.
O Paranacidade vai exigir a inclusão do asfalto borracha nos próximos editais de pavimentação de vias arteriais, onde tem transporte coletivo e alto tráfego. “São medidas de economia e que ajudam a limpar o meio ambiente” afirmou o secretário Barros. Também foi apresentado o programa Agricultura Urbana, de hortas comunitárias para serem cuidadas por idosos, refugiados e comunidade terapêutica.
CURSOS – A reunião também ofereceu informações sobre cursos de capacitação técnica do Paranacidade para elaboração de projetos, iluminação pública e licitações, entre outros. Outra proposta é capacitar engenheiros e arquitetos a serem disponibilizados para trabalhar nas prefeituras através das associações dos municípios. É a Residência Técnica. Eles ganham uma bolsa para o curso de projetos e obras públicas por dois anos, dão assessoria para os projetos das prefeituras que serão apresentados ao Paranacidade.