Região de Jacarezinho tem 19 unidades de saúde certificadas

A iniciativa faz parte de um amplo programa de fortalecimento da atenção primária.
Publicação
20/12/2017 - 14:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Paraná promoveu nesta terça-feira (19), em Jacarezinho, mais uma etapa de premiação das unidades de saúde que se destacaram ao longo de 2017. Desta vez, 19 equipes de 12 municípios do Norte Pioneiro foram homenageadas com os selos bronze e prata de qualidade. A iniciativa faz parte de um amplo programa de fortalecimento da atenção primária.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, este é o momento de valorizar o excelente trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam na ponta do sistema. “Temos que homenagear essas equipes que aceitaram o desafio de buscar melhorias no atendimento à população. O resultado de tudo isso a gente vê nos indicadores de saúde e na qualidade de vida das pessoas”, relatou.

Para obter os selos de qualidade, as unidades de saúde tiveram que aderir ao projeto de tutoria proposto pela Secretaria de Estado da Saúde. A intenção é possibilitar que os profissionais de saúde incorporem em suas rotinas de trabalho os conceitos, diretrizes e linhas-guia estabelecidas pelo Estado através do programa Apsus, de apoio à qualificação da atenção primária.

“Trata-se de um processo de educação permanente, que inicialmente envolveu nove oficinas temáticas e mais de 35 mil profissionais. Com a tutoria, fazemos com que todo esse conhecimento e aprendizado seja posto em prática, em benefício do cidadão”, explica o secretário.

Técnicos da 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho foram os responsáveis por prestar toda a consultoria e acompanhar de perto o trabalho das unidades. Após essa fase de adequação, chega o momento da avaliação, onde são verificados mais de 100 itens de qualidade para a concessão de três categorias de selos: bronze, prata e ouro.

Segundo o superintendente de Atenção à Saúde, Juliano Gevaerd, a ideia é padronizar o modelo de atendimento nas unidades, respeitando sempre as características de cada município ou bairro. “Queremos que as pessoas sejam atendidas com a dignidade que merecem, independente do local. Nossa proposta é implantar um modelo focado no cuidado com as pessoas, ofertando uma assistência multiprofissional”, afirmou.

INTEGRAÇÃO - Para que isso aconteça, é preciso que haja integração entre todos os profissionais que compõem a atenção primária. “É essencial que a equipe atue de maneira conjunta, para que o paciente tenha acesso a um cuidado integral. No caso da gestante, por exemplo, ela pode fazer o pré-natal com o médico e no mesmo dia o acompanhamento odontológico. E é desta forma que queremos trabalhar”, destacou o superintendente.

Outras mudanças simples no dia a dia das unidades de saúde também fazem toda a diferença na satisfação dos usuários. O secretário de Saúde de Cambará, Diego Domingues de Oliveira, explica que medidas como o agendamento de consultas trazem benefícios inestimáveis à população.

“Acabamos com a fila da madrugada. Graças a este sistema de agendamento, as pessoas sabem o horário e o local em que serão atendidos. Isso garante mais conforto às pessoas, que podem se programar melhor para cuidar da saúde”, diz Oliveira.

O secretário de Cambará também ressaltou que o projeto de tutoria é uma das melhores iniciativas do Governo do Estado na área da saúde. “Este processo de qualificação motiva as equipes e promove uma verdadeira transformação na rotina de trabalho. Por isso, gostaria de agradecer ao Estado, mas também aos nossos profissionais que se empenharam para obter mais esta conquista”, afirmou.

Veja a lista de todas unidades de saúde contempladas na região de Jacarezinho:

 

SELO BRONZE

1. BARRA DO JACARÉ – 1 UBS

Centro de Saúde de Barra do Jacaré

2. CAMBARÁ – 4 UBS

Posto de Saúde Central de Cambará

Unidade de Apoio Psicossocial (UAPS) Ignez Panichi Hanzé

UAPS Vila Rubin

UAPS Vila Santana

3. GUAPIRAMA – 1 UBS

Centro de Saúde de Guapirama

4. JACAREZINHO – 1 UBS

UBS Aeroporto

5. JOAQUIM TÁVORA – 1 UBS

Centro de Saúde Municipal de Joaquim Távora

6. QUATIGUÁ – 1 UBS

Centro de Saúde de Quatiguá

7. SALTO DO ITARARÉ – 1 UBS

Unidade de Atenção Primária à Saúde da Família

8. SANTANA DO ITARARÉ – 1 UBS

UAPS da Família Lázara de Paula

9. SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – 1 UBS

UAPS Santa Terezinha

10. TOMAZINA – 1 UBS

UAPS Bairro Alto

11. WENCESLAU BRAZ – 1 UBS

Programa de Saúde da Família Central

 

SELO PRATA

1. CAMBARÁ – 1 UBS

UAPS São José

2. FIGUEIRA – 1 UBS

Posto de Saúde Central de Figueira

3. JOAQUIM TÁVORA – 2 UBS

Posto de Saúde Asa Branca

UAPS Zilda Arns Neimann

4. WENCESLAU BRAZ – 1 UBS

Programa de Saúde da Família Vila Rural

GALERIA DE IMAGENS