Região Sudoeste do
Paraná pode ganhar
novo aeroporto

A Secretaria de Aviação Civil vai estudar possibilidade de construção de um novo terminal aéreo no Estado. O Sudoeste será incluído no edital de prospecção do governo federal, que prevê 10 novos aeroportos no Brasil
Publicação
06/05/2016 - 17:40

Confira o áudio desta notícia

A possibilidade de construção de um novo aeroporto na região Sudoeste do Paraná será incluída no edital de prospecção da Secretaria de Aviação Civil (SAC), do governo federal. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (6), em reunião na Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná.
Participaram da reunião prefeitos da região Sudoeste, deputados federais e estaduais, representantes da Secretaria de Aviação Civil, do Banco do Brasil e da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).
O edital de prospecção da SAC será publicado em julho e prevê a possibilidade de construção de 10 novos aeroportos no Brasil, um deles no Sudoeste do Paraná. A cidade que poderá receber o novo aeroporto ainda não está definida.
“Nós, como Estado, temos uma preocupação com o presente e o futuro. Nosso plano aeroviário já mostrou que existe uma grande demanda por voos na região Sudoeste. Com a decisão de hoje serão feitos estudos mais aprofundados para demonstrar a viabilidade de um novo aeroporto”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. “Além disso, com base nas informações técnicas que temos, vamos dar sustentação a um dos dois aeroportos que já existem na região”, explicou.
Durante o encontro foram apresentados estudos feitos pela Secretaria de Infraestrutura e Logística e pela Secretaria de Aviação Civil sobre os aeroportos de Pato Branco e Francisco Beltrão.
De acordo com os levantamentos, no ano passado houve uma demanda de 153 mil pessoas, que saíram ou chegaram aos municípios do Sudoeste usando o avião como meio de transporte. Na reunião também foi abordado o estudo feito pela Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) para a construção do Aeroporto Regional do Sudoeste do Estado. O levantamento será aprofundado para definir se um novo aeroporto será construído no Paraná e em qual cidade.
Também ficou estabelecido que o Governo do Estado determinará – com base em estudos técnicos, como o Plano Aeroviário e as informações da Secretaria de Aviação Civil – onde serão feitos investimentos para melhorar a estrutura aeroviária que já existe no Sudoeste, que são os aeroportos de Francisco Beltrão e Pato Branco.
PROJETOS – Nesta sexta-feira (6), os representantes da Secretaria da Aviação Civil apresentaram o andamento dos projetos para obras nos 15 aeroportos do Paraná que participam do Programa de Investimentos em Logística (PIL), do Ministério do Planejamento.
Os projetos preveem obras de melhorias em pistas, terminais de passageiros e na infraestrutura dos aeroportos. Foram apresentados dados de viabilidade financeira, técnica e impeditivos para as obras. Prefeitos e representantes dos aeroportos também participaram da reunião.
Os aeroportos paranaenses incluídos no programa federal ficam nas cidades de Guarapuava, Maringá, Ponta Grossa, Umuarama, Bandeirantes, Cascavel, Francisco Beltrão, Pato Branco, Paranaguá, Telêmaco Borba, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Londrina, Toledo e União da Vitória.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:  http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS