Reformas no Porto de Paranaguá
ampliam capacidade de armazéns

A Anvisa emitiu certificado para armazenagem de produtos alimentícios em local usado somente para cargas gerais
Publicação
05/01/2012 - 15:50

Confira o áudio desta notícia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu o Certificado de Boas Práticas de Armazenagem para o armazém 3B do Porto de Paranaguá. O local, usado para armazenamento de carga geral, poderá receber alimentos e derivados.
Antes, apenas o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) tinha este certificado e já não comportava receber mais cargas. Para adequar o espaço de acordo com as normas da Anvisa, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) fez reformou o local. A pintura foi refeita, foi retirada a porosidade do piso, a ventilação do armazém foi adequada, o telhado reformado, além da limpeza geral e o controle de pragas.
“Antes de realizarmos estas adequações, o armazém ficava mais tempo ocioso. Agora que podemos receber a carga de contêineres sem restrição, o armazém fica cheio quase todo o tempo”, afirma o diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese. Agora, a Appa está atendendo outras exigências da Anvisa para que o armazém possa receber também medicamentos.
Em dezembro, outro armazém, no Corredor de Exportação, foi reformado para receber cargas a granel de alimentos e matérias primas utilizadas na indústria de alimentos.
ILUMINAÇÃO – A Appa está fazendo também a manutenção em todo o sistema de iluminação do Porto de Paranaguá. Foram cerca de R$ 100 mil em investimentos para recuperar e fazer a manutenção em mais de 1.800 pontos de iluminação ao longo da área do cais e retroárea portuária.
O trabalho está sendo feito pela Seção de Manutenção Elétrica da Appa com o objetivo de aumentar a segurança nas instalações portuárias. A primeira fase do projeto foi realizada em dezembro, quando foram recuperadas e substituídas as instalações ao longo da faixa portuária. Agora, estão sendo feitos trabalhos no pátio de triagem, para preparar o local para a Safra 2012.
Os trabalhos são desenvolvidos numa altura média de 20 metros e envolvem a substituição de refletores, lâmpadas, reatores, circuitos elétricos, caixas de comando e proteção elétrica e reparos no sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA). A manutenção corresponde a postes e refletores no pátio de triagem, pátio de veículos, píer de inflamáveis, terminal de álcool, centro administrativo e Avenida Portuária.

GALERIA DE IMAGENS