Reforços nos serviços
na temporada de verão
vão até o Carnaval

A Operação Verão terá duração de três meses com um conjunto de ações nas áreas de segurança, saúde, meio ambiente, energia, saneamento e turismo
Publicação
06/01/2014 - 16:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Os serviços oferecidos pelo governo estadual no Litoral e na Costa Oeste serão estendidos até o feriado de Carnaval, na primeira semana de março. Assim a Operação Verão terá duração de três meses com um conjunto de ações nas áreas de segurança, saúde, meio ambiente, energia, saneamento e turismo para atender aos moradores e os veranistas durante toda a temporada.
A estrutura de segurança da Polícia Militar tem 1.923 policiais e 966 bombeiros. O efetivo usará viaturas, motos e terá apoio de helicópteros para ações policiais e de resgate. A Polícia Civil também ampliou o trabalho nas delegacias, para auxiliar na guarda de presos e nas investigações, principalmente do tráfico de drogas, e coibir o porte de armas.
O comandante da Operação Verão, tenente-coronel Prates, disse que reforço do efetivo é fundamental para garantir o atendimento na temporada. “São policiais bem treinados e preparados para o policiamento preventivo e comunitário”, afirmou. “A população pode ter a certeza de que será bem atendida”, disse. A segurança de banhistas também aumentou nesta temporada. Trinta novos postos de guarda-vidas estão sendo construídos em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, e três na Ilha do Mel.
Na saúde, o número de profissionais e equipamentos foi ampliado para a Operação Verão. Serão 6,4 mil plantões médicos e de enfermagem e mais de 77 mil horas de trabalho – o dobro da temporada passada. O Centro de Recuperação de Afogados funcionará no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos. A unidade é especializada em atender acidentes aquáticos, como afogamentos, acidentes com águas-vivas e outros animais marinhos.
A Secretaria de Estado da Saúde executa ações de prevenção de doenças em todas as praias, inclusive com a realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais. As barracas terão ouvidoria para receber reclamações, elogios e sugestões. O Governo do Estado também faz a limpeza pública no Litoral no verão. O trabalho começou uma semana antes do início da temporada, quando policiais militares e bombeiros fizeram um mutirão para recolher lixo do mar e da areia.
LIMPEZA - Agora, na Operação Verão, coleta, transporte e destinação de resíduos sólidos, varrição de ruas e limpeza das praias serão coordenados pelo Instituto das Águas do Paraná e pela Sanepar. Os serviços vão até 6 de março. Em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, Antonina, Morretes, Guaraqueçaba, Paranaguá e Ilha do Mel irão trabalhar 550 pessoas, com 31 caminhões compactadores para a coleta convencional, seis caminhões-baú para coleta do material reciclável e 14 caminhões-caçambas.
Ao longo da orla marítima foram instaladas 1.200 lixeiras com dois sacos plásticos, um preto para lixo orgânico e outro azul, para o reciclável. Seis máquinas saneadoras limpam a areia de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Os equipamentos operam à noite, com a praia vazia, peneirando a areia e recolhendo resíduos. Durante o dia, estão sendo usados oito veículos para transporte de materiais que darão apoio às equipes de catadores. Nas ilhas, haverá limpeza de praias, varrição de trilhas e retirada de resíduos via marítima.
BALNEABILIDADE - O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) também monitora 47 pontos de rios e mar no Litoral. Os boletins com a qualidade da água serão divulgados toda sexta-feira. O monitoramento da qualidade da água de rios e mar será mais rápido neste verão com o uso de um novo equipamento. A máquina analisa a água em 24 horas. A tecnologia anterior emitia resultado em 48 horas.
A Copel está investindo mais de R$ 55 milhões para ampliar e automatizar a rede elétrica dos sete municípios do Litoral, garantindo a continuidade do fornecimento de energia e o rápido restabelecimento, em caso de emergência. Neste verão, a companhia também vai distribuir aos veranistas 200 mil exemplares da revistinha Passatempo, com diversão e dicas de segurança e economia no uso da energia elétrica.
INTERNET - A Copel Telecom volta a oferecer internet sem fio e gratuita durante a temporada. Serão beneficiadas as áreas de orla de Guaratuba, Matinhos, Caiobá, Praia de Leste, Ipanema, Shangri-lá, Riviera, Pontal do Sul e Ilha do Mel.
A Paraná Turismo, autarquia da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, desenvolverá ações de promoção dos atrativos turísticos durante a temporada. Estão sendo distribuídos 40 mil exemplares do Guia do Litoral do Paraná 2014, material que ajuda o veranista a conhecer e encontrar informações sobre os principais pontos turísticos do Litoral.
PREFEITURAS - O prefeito de Pontal do Paraná, Edgar Rossi, afirmou ser fundamental a soma de esforços do Governo do Estado e os municípios para garantir o bem-estar dos veranistas e dos moradores. “Esse é um período crítico, porque o Litoral recebe muita gente e os municípios não conseguem manter a qualidade dos serviços”, disse ele. A importância do trabalho conjunto foi ressaltada, também, pela prefeita de Guaratuba, Evani Justus. “A cidade vive do turismo e estamos muito otimistas neste ano. O apoio do governo, com segurança e saúde representa o respeito do governo pelo litoral”, afirmou.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS