Rede de cooperação contará com universidades estaduais no fomento ao turismo

Publicação
26/07/2018 - 19:20

Uma rede com o objetivo de propor ações, projetos e programas na área do turismo com o auxílio das universidades estaduais será efetivada no Paraná. A resolução que cria a Rede de Cooperação Universitária em Turismo (Runitur) foi assinada nesta quarta-feira (25) pelos secretários de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Décio Sperandio, e do Esporte e do Turismo, João Barbiero, durante a 73ª reunião do Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur).

A coordenação da rede de cooperação também será composta por representantes da Paraná Turismo.

As universidades estaduais possuem, hoje, cerca de 700 alunos distribuídos em seis cursos de Turismo e um de Hotelaria, ofertando anualmente 180 vagas por meio dos processos seletivos das instituições. As instituições de ensino superior ficam responsáveis por compartilhar as conquistas acadêmicas, fortalecer atividades de pesquisa e extensão e capacitar pessoas envolvidas nos projetos relacionados ao Turismo no Paraná.

Segundo Décio Sperandio, com a criação da rede de cooperação as universidades ampliarão os meios para partilhar os conhecimentos acadêmicos. “A área do turismo é inter e multidisciplinar e, com a iniciativa, nossas instituições poderão difundir o conhecimento aplicado nos projetos de extensão, pesquisa e nos trabalhos de conclusão de curso, contribuindo com as demandas na área, bem como com a execução do Plano Estadual de Turismo”.

O Cepatur, vinculado à Secretaria do Esporte e do Turismo, reúne 53 entidades representativas e órgãos públicos no auxílio à formulação, acompanhamento e avaliação dos projetos embelecidos pela Política Estadual de Turismo. Em 2019 o Conselho completará 50 anos de atividades.