Rede Paranaense promove capacitação sobre saúde e tabagismo

O projeto Rede Paranaense para o Controle do Tabaco em Mulheres conta com a parceria da Secretaria da Saúde e prevê a formação de pesquisadores na área
Publicação
13/04/2011 - 09:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Rede Paranaense para o Controle do Tabaco em Mulheres promove neste fim de semana (15 e 16) capacitação sobre saúde e tabagismo. O evento acontecerá na PUC-PR e é destinado a profissionais da saúde, estudantes e pessoas interessadas no tema. A Secretaria de Estado da Saúde é parceira da rede. Este é o segundo módulo de capacitações previstas no projeto da Rede, que foi iniciado há quatro anos no Paraná.
Em reunião com o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, a professora Isabel Scarinci, da Universidade do Alabama e coordenadora internacional da rede, explicou que este é um dos 11 projetos financiados pelo governo americano para a área da saúde em países em desenvolvimento, e prevê a formação de pesquisadores para a área de controle do tabaco em mulheres no Estado.
Caputo Neto colocou a equipe da Secretaria à disposição dos pesquisadores, inclusive com a participação permanente de representantes da divisão de atenção primária à saúde e da vigilância sanitária (setor responsável pela fiscalização da aplicação da lei antifumo) nos seminários e discussões.
Segundo Scarinci, vários motivos determinaram a instalação do projeto no Paraná: o fato do Brasil ser o segundo maior produtor de tabaco e o maior exportador no mundo; a maior prevalência de mulheres que fumam nos três estados do sul, e a iniciação precoce de meninas no Paraná, ao contrário do que acontece no restante do país.
“Esses fatores determinaram a necessidade do controle no Estado, mas o pioneirismo do Paraná quanto ao tabagismo também foi determinante, pois aqui temos uma das melhores leis em termos de ambientes livres do tabaco”, afirmou a professora.
O projeto - A Rede é um projeto financiado pelo National Institutes of Health (NIH) dos Estados Unidos, e conta com a participação de sete instituições: Universidade de Alabama (centro internacional do projeto), PUC/PR (centro do projeto no Brasil), Universidade Federal do Paraná, Instituto Nacional do Câncer – INCA, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba e Associação Paranaense Contra o Fumo.
Nesta quarta e quinta-feira (14 e 15), das 13:30 às 18 horas, haverá um seminário para os componentes da rede para relato das decisões do grupo, programação de atividades de prevenção ao tabagismo e apresentação dos trabalhos do programa de capacitação desenvolvido em 2010.
Na sexta-feira (15), das 18 às 22h15, e no sábado (16), das 08 às 15:30, serão realizados palestras de capacitação e debate sobre Saúde e Tabagismo. A capacitação é aberta a profissionais da saúde, estudantes e todos os interessados pelo tema. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail tabagismopucpr@hotmail.com.
Serviço: Capacitação sobre Saúde e Tabagismo - 06 palestras
Data: 15 e 16 de abril
Horário: das 18 às 22h15 (15) e das 08 às 15h30 (16)
Local: Sala de Vídeo 2 do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Palestrantes:
Dra. Maria Virgínia Cremasco (UFPR) – Diagnóstico dos Programas de Cessação no SUS – Paraná
Dr. Paulo Roberto de Miranda Sandoval (PUCPR) – Aspectos Clínicos do Tabaco
Dr. Richard Hurt (Mayo Clinic) – Táticas da Indústria do Tabaco e Dependência do Tabaco e Tratamento I
Vera Lúcia G. Borges (INCA) – Dependência do Tabaco e Tratamento II
Dra. Paula Cupertino (Kansas University) – Estratégias de Prevenção

* No sábado (16), das 14 às 15h30, os palestrantes participarão de debate sobre o tema Saúde e Tabagismo.

GALERIA DE IMAGENS