Reconstrução do aterro
na PR-092, em Wenceslau
Braz, entra na fase final

As equipes contratadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) vão concluir o aterro nos próximos 30 dias. Na parte mais elevada serão erguidos 17,5 metros de parede na encosta da rodovia
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10/08/2016 - 14:40

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A reconstrução do aterro no km 251 da rodovia PR-092, em Wenceslau Braz (Campos Gerais), entrou na fase final. As equipes contratadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) vão concluir o aterro nos próximos 30 dias. Na parte mais elevada serão erguidos 17,5 metros de parede na encosta da rodovia.
As fortes chuvas do início do ano desmoronaram a rodovia e todo o aterro, que agora é reerguido. Para refazer a encosta foram colocadas cestas do tipo gabião, que são travadas na própria terra. Além do aterro, toda uma nova drenagem está sendo construída no local.
A PR-092 é uma das principais ligações com o Norte Pioneiro do Paraná e com o estado de São Paulo. Toda a produção agrícola e industrial da região é escoada pela rodovia. Além disso, a obra de recuperação também beneficia diretamente mais de 100 mil moradores das cidades próximas a Wenceslau Braz.
Do lado direito da rodovia, sentido Ponta Grossa-Wenceslau Braz, foi construído um muro de gabião de formato parabólico para conter a erosão acima da rodovia. Já as obras de drenagem envolvem a construção de um bueiro tubular de concreto, com 1,20 metro de diâmetro e 100 metros de extensão, que ficará perpendicular à rodovia.
Também estão em construção degraus e uma escada dissipadora de energia. Essa solução vai suportar as águas pluviais dos bairros que acabavam caindo na rodovia. Próximo ao local, o trânsito é feito em meia pista, no sistema pare e siga, para que os caminhões que carregam o material da obra tenham espaço para manobras.
Toda a obra é bem sinalizada, mas a orientação é que os motoristas diminuam a velocidade, pois há máquinas e trabalhadores na pista. Após a finalização do aterro e da drenagem será feita a pavimentação do traçado original da rodovia. Até lá o trânsito segue pelo desvio no local. A previsão é que toda a obra seja concluída até o fim do ano. O investimento do Governo do Paraná é de cerca de R$ 9 milhões na obra.
“Estamos fazendo essa recomposição do aterro com muito cuidado para que o problema seja solucionado de forma definitiva”, afirmou o diretor-geral do DER, Nelson Leal Junior. A solução adotada vai aumentar a plataforma do aterro em mais 15 metros do lado esquerdo da estrada. Isso permitirá que a rodovia possa ser duplicada no futuro.
A obra atingiu um volume tão grande de trabalho que já pode ser visualizada pelo mapa do Google Earth, as imagens de satélite da ferramenta de busca.

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