O serviço de atendimento automático da Receita Estadual do Paraná entrou em operação nesta segunda-feira (28). A chamada Unidade de Resposta Audível (URA) faz parte do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e fica disponível além do expediente normal, nos fins de semana e feriados. O serviço foi adotado para evitar que chamadas fiquem sem resposta – problema que havia sido identificado pela Celepar, a prestadora do serviço da Secretaria da Fazenda.
A URA informa sobre a disponibilidade do sistema de Nota Fiscal Eletrônica, que concentra a maior quantidade de ligações, e, nesta época do ano, tira dúvidas com relação ao Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). Quando o cidadão preferir ou necessitar, pode falar com um operador – opção disponível a qualquer momento. No final, o usuário pode avaliar o atendimento recebido, contribuindo para o controle de qualidade e monitoramento do sistema.
Além de agilizar o atendimento, a URA tem a vantagem de funcionar além do horário normal de expediente do SAC, aos sábados, domingos e feriados. Nestes dias, estarão disponíveis informações sobre débitos do IPVA, situação de ambiente da Nota Fiscal Eletrônica e como acessar a Receita Estadual.
SAC – O serviço de atendimento ao cidadão presta informações sobre os impostos estaduais, fornece instruções sobre navegação no site da Fazenda e sobre o uso de softwares da Receita/PR. Nas questões que envolvam interpretação da legislação tributária, o SAC recebe o pedido e encaminha uma ocorrência, que será respondida por telefone por um auditor fiscal no prazo máximo de 48 horas úteis.
O serviço pode ser acionado pelo site da Receita Estadual (http://www.fazenda.pr.gov.br) ou pelos telefones (41) 3200-5009 para Curitiba e Região Metropolitana (ligação local) e 0800-41-1528 para outras localidades (ligação gratuita). O atendimento normal do SAC funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.
A URA informa sobre a disponibilidade do sistema de Nota Fiscal Eletrônica, que concentra a maior quantidade de ligações, e, nesta época do ano, tira dúvidas com relação ao Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). Quando o cidadão preferir ou necessitar, pode falar com um operador – opção disponível a qualquer momento. No final, o usuário pode avaliar o atendimento recebido, contribuindo para o controle de qualidade e monitoramento do sistema.
Além de agilizar o atendimento, a URA tem a vantagem de funcionar além do horário normal de expediente do SAC, aos sábados, domingos e feriados. Nestes dias, estarão disponíveis informações sobre débitos do IPVA, situação de ambiente da Nota Fiscal Eletrônica e como acessar a Receita Estadual.
SAC – O serviço de atendimento ao cidadão presta informações sobre os impostos estaduais, fornece instruções sobre navegação no site da Fazenda e sobre o uso de softwares da Receita/PR. Nas questões que envolvam interpretação da legislação tributária, o SAC recebe o pedido e encaminha uma ocorrência, que será respondida por telefone por um auditor fiscal no prazo máximo de 48 horas úteis.
O serviço pode ser acionado pelo site da Receita Estadual (http://www.fazenda.pr.gov.br) ou pelos telefones (41) 3200-5009 para Curitiba e Região Metropolitana (ligação local) e 0800-41-1528 para outras localidades (ligação gratuita). O atendimento normal do SAC funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.