Além das aulas curriculares tradicionais como Português, Matemática e História, os 1,3 mil alunos do ensino fundamental e médio do Colégio Estadual São Paulo Apóstolo, no bairro Uberaba, em Curitiba, aprendem conceitos fundamentais de cidadania e protagonismo juvenil através de projetos sociais desenvolvidos junto a instituições filantrópicas vizinhas à escola. As ações solidárias fazem parte do cotidiano dos estudantes e são sugeridas pelos professores, funcionários e principalmente pelos próprios alunos, sempre aliadas aos conteúdos da matriz curricular.
A participação dos estudantes no processo político e social é trabalhada diariamente de maneira interdisciplinar no São Paulo Apóstolo, com o objetivo de fortalecer a cultura do voluntariado, através de atividades fora dos muros da escola. “Os alunos precisavam viver outra realidade e perceber que eles podem transformar o meio em que vivem”, disse a professora de Língua Portuguesa Monica Lúcia Bucco.
As ações sociais também proporcionam novas metodologias de ensino que facilitam o aprendizado e tornam o ambiente escolar mais agradável. “O aluno não pode ficar preso apenas aos conteúdos que estão nos livros. Eles precisam exercer o protagonismo e participar das decisões dentro da escola e da sua própria comunidade, interagindo, pesquisando, questionando”, frisou o professor de Língua Portuguesa Ricardo Figueiredo Lula.
No início deste mês, os estudantes do 9° ano do ensino fundamental tiveram uma experiência inédita ao participar do projeto “Sua solidariedade é um prato cheio!”, com a arrecadação de roupas, cobertores, materiais de higiene, gelatinas, biscoitos e mais de 400 litros de leite, que foram doados ao Pequeno Cotolengo. As doações foram entregues nos dias 10 e 17. “Foi uma experiência que mexeu muito com todos porque às vezes não damos valor ao que temos”, lembrou a estudante Mariana Rodrigues, de 14 anos.
Maria Gabriela de Lima Nunes, também de 14 anos, destacou a importância do envolvimento juvenil com o trabalho voluntário. “Nós, jovens, temos muitas ideias diferentes que podem ser colocadas em prática para o bem da nossa sociedade”, reforçou Maria.
O projeto foi supervisionado pelos professores de Língua Portuguesa Solange Silva do Amaral, Monica Lúcia Bucco e Ricardo Figueiredo Lula e pela pedagoga Solange Terezinha Zeni e contou a participação de mais de 200 voluntários entre alunos, professores, funcionários, pais e outros representantes da comunidade escolar.
FAZER O BEM - Em outubro, quando acontece a semana de interação da escola com a comunidade, são desenvolvidas ações para arrecadar alimentos para depois serem a instituições próximas à escola. Alunos e comunidade são convidados a contribuir com arrecadações de alimentos não perecíveis.
Durante as aulas de Matemática, uma das principais regras é não usar fórmulas ou métodos automáticos de cálculo, mas raciocinar e entender as equações matemáticas e aplicar esses conhecimentos em atividades sociais. Uma dessas ações, desenvolvida em maio pela professora Patrícia Pelogia Santos, resultou na confecção de 26 edredons, colchas e cobertores, arrecadados pelos próprios estudantes, que em seguida foram repassados à Casa de Idoso Nova Canaã, vizinha à escola.
Após aprender os conteúdos de geometria previstos no currículo escolar, os 170 alunos do ensino médio se dividiram em equipes para colocar em prática os conhecimentos de cálculos de área, gráficos e formas geométricas. Os alunos criaram figuras geométricas e assim confeccionaram os edredons.
Já os estudantes do Grêmio Estudantil participam de aulas de conscientização ambiental através dos estudos de legislações sobre resíduos sólidos, direitos e deveres da criança e do adolescente. As pesquisas são feitas no turno complementar sob orientação da professora de Geografia, Maristela Petri. O objetivo é despertar nos estudantes a importância de conhecer as leis e o papel dos jovens na preservação ambiental.
PARTICIPAÇÃO DOS PAIS É FUNDAMENTAL – Uma vez por mês a escola realiza seminários e palestra para os pais com especialistas e pesquisadores de diferentes áreas. Durante os encontros são discutidos temas relacionados ao cotidiano escolar, adolescência, sexualidade, relacionamento interpessoal, entre outros.
Segundo o diretor da unidade, Juliano Nunes, as palestras contribuem para fortalecer a parceria entre a escola e a comunidade na formação dos estudantes. “A participação dos pais é fundamental nesse processo. Temos uma comunidade muito ativa, que participa do cotidiano da escola e isso fortalece essa parceria”, disse Nunes.
Duas vezes por mês, direção, professores e funcionários se reúnem com representantes do conselho escolar - composto por pais, alunos e funcionários - e da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) para debater os projetos pedagógicos que são desenvolvidos pela escola.
NO ESTADO – Em abril deste ano, o governador Beto Richa sancionou a lei que institui nas escolas paranaenses o Geração Atitude, que promove a cidadania e a participação dos estudantes na vida pública e em atividades sociais. O programa é uma parceria que reúne Ministério Público, Secretaria de Estado da Educação, Assessoria Especial de Juventude do Governo do Estado, Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr
A participação dos estudantes no processo político e social é trabalhada diariamente de maneira interdisciplinar no São Paulo Apóstolo, com o objetivo de fortalecer a cultura do voluntariado, através de atividades fora dos muros da escola. “Os alunos precisavam viver outra realidade e perceber que eles podem transformar o meio em que vivem”, disse a professora de Língua Portuguesa Monica Lúcia Bucco.
As ações sociais também proporcionam novas metodologias de ensino que facilitam o aprendizado e tornam o ambiente escolar mais agradável. “O aluno não pode ficar preso apenas aos conteúdos que estão nos livros. Eles precisam exercer o protagonismo e participar das decisões dentro da escola e da sua própria comunidade, interagindo, pesquisando, questionando”, frisou o professor de Língua Portuguesa Ricardo Figueiredo Lula.
No início deste mês, os estudantes do 9° ano do ensino fundamental tiveram uma experiência inédita ao participar do projeto “Sua solidariedade é um prato cheio!”, com a arrecadação de roupas, cobertores, materiais de higiene, gelatinas, biscoitos e mais de 400 litros de leite, que foram doados ao Pequeno Cotolengo. As doações foram entregues nos dias 10 e 17. “Foi uma experiência que mexeu muito com todos porque às vezes não damos valor ao que temos”, lembrou a estudante Mariana Rodrigues, de 14 anos.
Maria Gabriela de Lima Nunes, também de 14 anos, destacou a importância do envolvimento juvenil com o trabalho voluntário. “Nós, jovens, temos muitas ideias diferentes que podem ser colocadas em prática para o bem da nossa sociedade”, reforçou Maria.
O projeto foi supervisionado pelos professores de Língua Portuguesa Solange Silva do Amaral, Monica Lúcia Bucco e Ricardo Figueiredo Lula e pela pedagoga Solange Terezinha Zeni e contou a participação de mais de 200 voluntários entre alunos, professores, funcionários, pais e outros representantes da comunidade escolar.
FAZER O BEM - Em outubro, quando acontece a semana de interação da escola com a comunidade, são desenvolvidas ações para arrecadar alimentos para depois serem a instituições próximas à escola. Alunos e comunidade são convidados a contribuir com arrecadações de alimentos não perecíveis.
Durante as aulas de Matemática, uma das principais regras é não usar fórmulas ou métodos automáticos de cálculo, mas raciocinar e entender as equações matemáticas e aplicar esses conhecimentos em atividades sociais. Uma dessas ações, desenvolvida em maio pela professora Patrícia Pelogia Santos, resultou na confecção de 26 edredons, colchas e cobertores, arrecadados pelos próprios estudantes, que em seguida foram repassados à Casa de Idoso Nova Canaã, vizinha à escola.
Após aprender os conteúdos de geometria previstos no currículo escolar, os 170 alunos do ensino médio se dividiram em equipes para colocar em prática os conhecimentos de cálculos de área, gráficos e formas geométricas. Os alunos criaram figuras geométricas e assim confeccionaram os edredons.
Já os estudantes do Grêmio Estudantil participam de aulas de conscientização ambiental através dos estudos de legislações sobre resíduos sólidos, direitos e deveres da criança e do adolescente. As pesquisas são feitas no turno complementar sob orientação da professora de Geografia, Maristela Petri. O objetivo é despertar nos estudantes a importância de conhecer as leis e o papel dos jovens na preservação ambiental.
PARTICIPAÇÃO DOS PAIS É FUNDAMENTAL – Uma vez por mês a escola realiza seminários e palestra para os pais com especialistas e pesquisadores de diferentes áreas. Durante os encontros são discutidos temas relacionados ao cotidiano escolar, adolescência, sexualidade, relacionamento interpessoal, entre outros.
Segundo o diretor da unidade, Juliano Nunes, as palestras contribuem para fortalecer a parceria entre a escola e a comunidade na formação dos estudantes. “A participação dos pais é fundamental nesse processo. Temos uma comunidade muito ativa, que participa do cotidiano da escola e isso fortalece essa parceria”, disse Nunes.
Duas vezes por mês, direção, professores e funcionários se reúnem com representantes do conselho escolar - composto por pais, alunos e funcionários - e da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) para debater os projetos pedagógicos que são desenvolvidos pela escola.
NO ESTADO – Em abril deste ano, o governador Beto Richa sancionou a lei que institui nas escolas paranaenses o Geração Atitude, que promove a cidadania e a participação dos estudantes na vida pública e em atividades sociais. O programa é uma parceria que reúne Ministério Público, Secretaria de Estado da Educação, Assessoria Especial de Juventude do Governo do Estado, Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr