Projeto oferece atividades
de esporte e lazer para
famílias de baixa renda

O programa Família Paranaense desenvolve ações articuladas com outras secretarias para melhorar a qualidade de vida das famílias em situação de risco e vulnerabilidade social
Publicação
12/05/2016 - 15:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, por meio do programa Família Paranaense, desenvolve ações articuladas com outras secretarias do estado para melhorar a qualidade de vida das famílias em situação de risco e vulnerabilidade social.
Esses projetos, chamados de complementares, são executados em cidades com baixos índices de desenvolvimento em todas as regiões do estado.
Um exemplo bem sucedido é o Lazer no Paraná, projeto da Secretaria de Estado do Esporte e Turismo, desenvolvido em parceria com a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social.
De acordo com a coordenadora do Família Paranaense, Letícia Reis, o objetivo das ações é tornar fisicamente ativas o maior número de crianças, adolescentes e pessoas da comunidade. “Esse projeto visa estimular a criação de uma cultura de esporte, lazer e atividades físicas para crianças, adolescentes e seus familiares, possibilitando uma melhora na qualidade de vida de toda a comunidade”.
Letícia explica que, além disso, o Governo do Estado também capacita os gestores locais para a promoção do lazer nas cidades e para estimular a criação de políticas públicas de esporte e lazer e valorizar o tempo livre com atividades que contribuam para o desenvolvimento do ser humano.
ETAPAS - Na primeira fase do projeto foram distribuídos kits com materiais esportivos para os 81 municípios prioritários do programa Família Paranaense. Também foram ofertadas cinco capacitações para preparar profissionais e acadêmicos da área de educação física e esporte que atuam com a comunidade, em especial com as crianças e adolescentes.
Até abril deste ano, foram investidos R$ 496, 5 mil na execução do projeto. Os recursos são do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (FIA), com a aprovação do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca).
Atualmente, o Lazer do Paraná está em fase de ampliação. A nova etapa do projeto prevê o atendimento de até 150 municípios com, no máximo, 30 mil habitantes, priorizando famílias com adolescentes e crianças em situação de risco e vulnerabilidade social.
CRONOGRAMA - As atividades acontecem três vezes por semana, com duração de duas horas por turma. São grupos de até 30 pessoas, divididos em faixas etárias compatíveis, que participam dos jogos de vôlei, basquete, handebol, futsal, peteca, futebol.
Também há uma programação fixa, com atividades em datas específicas do ano: passeio ciclístico (setembro), semana da criança (outubro), minicorrida (novembro) e o festival de futebol e voleibol (dezembro).
FAMÍLIA PARANAENSE - O programa Família Paranaense é a principal estratégia do Governo do Estado para a erradicação da pobreza e emancipação das famílias em situação de risco e vulnerabilidade social.
De maneira integrada, o programa articula ações que envolvem diversas secretarias e órgãos estaduais. Pelo período de dois anos, as famílias recebem atendimento e acompanhamento individualizado nas áreas de saúde, educação, habitação, trabalho, assistência social, segurança alimentar e nutricional.
Até o último mês de abril, foram atendidas 224 mil famílias, 34 mil delas com acompanhamento familiar. O investimento em ações do programa já chega a R$ 88 milhões. 
Saiba mais sobre o governo no www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

GALERIA DE IMAGENS