O projeto Ambientação – Gerenciamento de Resíduos Sólidos, desenvolvido pelos estudantes do curso técnico em meio ambiente do Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto, em Cascavel (no Oeste), foi um dos vencedores regionais da 3° edição do prêmio Resposta para o Amanhã. De abrangência nacional, o prêmio incentiva a realização de projetos que acessem conhecimentos científicos, formulem e proponham soluções simples para melhorar o lugar onde os alunos vivem, contribuindo, assim, para uma sociedade mais sustentável.
O Ambientação é realizado há seis anos na escola e envolve mais de dois mil alunos, professores, funcionários e a comunidade escolar. Além de atividades desenvolvidas na escola, como a coleta e seleção de lixo, os estudantes desenvolvem ações educativas em outras escolas e junto ao comércio local. “Além disso, o projeto está relacionado às matérias que estudamos em sala e isso reforça o aprendizado”, lembrou a estudante Andressa Guarnieri Canton, 15 anos, que está no 2° ano do curso.
Esse é o segundo ano que Andressa participa do projeto e, segundo ela, a pesquisa também possibilita a troca de conhecimentos e a interação entre os estudantes e com a comunidade. “Levamos novos conhecimentos a outras escolas e à comunidade e percebemos que eles já sabiam muita coisa, mas que não colocavam em prática porque não tinham a consciência do mal que estavam fazendo ao meio ambiente”, disse a estudante.
Sua colega, Gabriela Battisti Bersch, 15 anos, também do 2° ano, lembrou que o principal objetivo do projeto é conscientizar os colegas e a comunidade sobre a importância da coleta seletiva do lixo. “É importante que a comunidade perceba que não é uma tarefa difícil separar corretamente os resíduos e que há pontos de coleta de lixo eletrônico e de óleo de cozinha, por exemplo”, contou.
COLOCAÇÃO - O projeto ficou entre as cinco melhores pesquisas das escolas públicas do Sul do país, que abordaram temáticas relacionadas à sustentabilidade, investigação científica, interação com a comunidade escolar e que apresentaram soluções para questões levantadas na própria comunidade. Como premiação, a escola recebeu um notebook, que ficará a disposição dos estudantes para continuidade das pesquisas, além de novos projetos.
A competição mobilizou aproximadamente 37 mil estudantes de 1.477 escolas de todo Brasil. Na fase regional, os projetos foram avaliados por uma banca composta por especialistas nas áreas de sustentabilidade, educação, juventude, ciências da natureza e da matemática e suas tecnologias.
REFERÊNCIA – O Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto já é referência na região Oeste pela oferta da formação técnica e pelas pesquisas desenvolvidas pelos estudantes em diferentes áreas do conhecimento.
De acordo com o diretor da escola, Jorge Afonso Cesari, são vários fatores que contribuem para que o colégio seja referência de ensino na região. “Além de contarmos com uma estrutura excelente, temos professores que incentivam os alunos a desenvolver projetos de pesquisa científica que apresentem possíveis soluções para questões presentes em nossa comunidade”, contou Cesari.
Atualmente, o colégio possui aproximadamente 2,7 mil matrículas para os cursos técnicos em administração, informática, eletrônica, eletromecânica, edificações, enfermagem, segurança do trabalho e meio ambiente, além da especialização em enfermagem do trabalho. Os cursos são gratuitos.
Nos últimos anos, os estudantes do colégio foram destaque em competições científicas estaduais, regionais e nacionais. Entre as principais premiações estão os projetos de luva interpretadora de sinais; robótica assistiva – desafios e possibilidades na utilidade de robôs humanoides; smart-home – casa eficiente; e recuperação de membros paralisados por meio da ativação artificial dos músculos, além de menções honrosas por outras pesquisas desenvolvidas em diferentes áreas.
O Ambientação é realizado há seis anos na escola e envolve mais de dois mil alunos, professores, funcionários e a comunidade escolar. Além de atividades desenvolvidas na escola, como a coleta e seleção de lixo, os estudantes desenvolvem ações educativas em outras escolas e junto ao comércio local. “Além disso, o projeto está relacionado às matérias que estudamos em sala e isso reforça o aprendizado”, lembrou a estudante Andressa Guarnieri Canton, 15 anos, que está no 2° ano do curso.
Esse é o segundo ano que Andressa participa do projeto e, segundo ela, a pesquisa também possibilita a troca de conhecimentos e a interação entre os estudantes e com a comunidade. “Levamos novos conhecimentos a outras escolas e à comunidade e percebemos que eles já sabiam muita coisa, mas que não colocavam em prática porque não tinham a consciência do mal que estavam fazendo ao meio ambiente”, disse a estudante.
Sua colega, Gabriela Battisti Bersch, 15 anos, também do 2° ano, lembrou que o principal objetivo do projeto é conscientizar os colegas e a comunidade sobre a importância da coleta seletiva do lixo. “É importante que a comunidade perceba que não é uma tarefa difícil separar corretamente os resíduos e que há pontos de coleta de lixo eletrônico e de óleo de cozinha, por exemplo”, contou.
COLOCAÇÃO - O projeto ficou entre as cinco melhores pesquisas das escolas públicas do Sul do país, que abordaram temáticas relacionadas à sustentabilidade, investigação científica, interação com a comunidade escolar e que apresentaram soluções para questões levantadas na própria comunidade. Como premiação, a escola recebeu um notebook, que ficará a disposição dos estudantes para continuidade das pesquisas, além de novos projetos.
A competição mobilizou aproximadamente 37 mil estudantes de 1.477 escolas de todo Brasil. Na fase regional, os projetos foram avaliados por uma banca composta por especialistas nas áreas de sustentabilidade, educação, juventude, ciências da natureza e da matemática e suas tecnologias.
REFERÊNCIA – O Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto já é referência na região Oeste pela oferta da formação técnica e pelas pesquisas desenvolvidas pelos estudantes em diferentes áreas do conhecimento.
De acordo com o diretor da escola, Jorge Afonso Cesari, são vários fatores que contribuem para que o colégio seja referência de ensino na região. “Além de contarmos com uma estrutura excelente, temos professores que incentivam os alunos a desenvolver projetos de pesquisa científica que apresentem possíveis soluções para questões presentes em nossa comunidade”, contou Cesari.
Atualmente, o colégio possui aproximadamente 2,7 mil matrículas para os cursos técnicos em administração, informática, eletrônica, eletromecânica, edificações, enfermagem, segurança do trabalho e meio ambiente, além da especialização em enfermagem do trabalho. Os cursos são gratuitos.
Nos últimos anos, os estudantes do colégio foram destaque em competições científicas estaduais, regionais e nacionais. Entre as principais premiações estão os projetos de luva interpretadora de sinais; robótica assistiva – desafios e possibilidades na utilidade de robôs humanoides; smart-home – casa eficiente; e recuperação de membros paralisados por meio da ativação artificial dos músculos, além de menções honrosas por outras pesquisas desenvolvidas em diferentes áreas.