Projeto de educação no
trânsito do DER é destaque
em simpósio internacional

Especialistas de outros estados e de países da América do Sul conheceram o trabalho sobre segurança no trânsito, dirigido a alunos de 10 a 13 anos, por meio de aulas práticas e teóricas
Publicação
07/10/2016 - 11:20

Confira o áudio desta notícia

O curso “Aprendendo e... Vivendo!”, do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), que atendeu mais de 21 mil crianças de escolas paranaenses no primeiro semestre de 2016, foi um dos destaques do 1° Colóquio Internacional: Movimentos, Trânsito e Memória, em Niterói, no Rio de Janeiro. Professores da Escola Prática Educativa de Trânsito, da regional de Ponta Grossa, apresentaram nesta quinta-feira (6) as metodologias e os resultados das ações de conscientização sobre mobilidade e segurança no trânsito, por meio de aulas práticas e teóricas dirigidas a alunos de 10 a 13 anos.
Durante a apresentação do projeto paranaense, mais de 50 especialistas e pesquisadores de assuntos relativos à segurança no trânsito conheceram as atividades desenvolvidas nas seis escolas do DER-PR.
“Foi uma experiência única. Tivemos a oportunidade de mostrar para pesquisadores de diversos países da América do Sul os resultados do nosso trabalho. Muitos deles ficaram interessados em conhecer o projeto detalhadamente e desenvolver trabalhos semelhantes em seus países”, destaca a professora do DER Maria Aparecida Carbonar.
“Eventos como este são fundamentais para adquirimos novos conhecimentos a respeito do trânsito por meio da troca ideias e informações com outras instituições”, completa o professor do DER Edilson Carlos Kordel.
Além das discussões sobre trânsito, o encontro organizado pela universidade carioca Salgado de Oliveira promoveu uma série de sessões coordenadas, minicursos e outras atividades multidisciplinares, abordando temas relativos à história, política e o planejamento das cidades.
RESULTADOS – Só no primeiro semestre de 2016, a Escola de Educação no Trânsito do DER de Ponta Grossa atendeu 1.829 alunos, com idade entre 10 a 13 anos, em 42 escolas das redes municipal e particular de ensino da região. A previsão é de que até o final do segundo semestre de 2016 sejam atendidas mais 50 escolas e aproximadamente 2 mil alunos da região.
As aulas consistem em ensinamentos teóricos que são trabalhados de forma didática por meio de cartilhas, peças de teatro e outras atividades referentes ao trânsito. As aulas práticas acontecem nas mini cidades localizadas dentro das escolas do DER. Os orientadores simulam situações reais no trânsito e orientam as crianças sobre o comportamento seguro em diferentes circunstâncias.
Em atividade desde 1975, a Escola de Educação no Trânsito do DER é pioneira no Brasil a desenvolver atividades práticas no trânsito. Desde sua fundação, já ultrapassou a marca de 2 milhões de estudantes atendidos com aulas regulares nas sedes de Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Londrina, Cascavel e Francisco Beltrão.

GALERIA DE IMAGENS