Projeto ambiental envolve 170 famílias da zona rural de Chopinzinho

Ações desenvolvidas são para recuperar, proteger e conservar o manancial de abastecimento do município
Publicação
05/05/2011 - 11:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

As 170 famílias que moram no entorno da bacia do Rio Pedrosa, manancial de abastecimento do município de Chopinzinho, na região Sudoeste do Estado, integram o projeto Fundo Azul, desenvolvido pela Sanepar em parceria com a prefeitura e apoio dos Rotarys Chopinzinho e Iguaçu. Até a sua conclusão, o projeto terá investimentos de mais de R$ 80 mil, com aportes da Sanepar e da prefeitura.
A conscientização das famílias ribeirinhas ao manancial é acompanhada por ações de recomposição da mata ciliar com mudas nativas, readequação das estradas rurais e o cercamento das áreas de proteção permanente. O material para cercar as áreas de preservação será doado aos moradores das margens do rio.
O Rio Pedrosa é responsável pelo abastecimento de mais de 11 mil habitantes. “Os usos e ocupações do solo no entorno da bacia precisam de ação efetiva, tanto financeira quanto de sensibilização da população no trato com a água”, diz o técnico em meio ambiente da Unidade Regional da Sanepar em Pato Branco, João Carlos Martinello.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Chopinzinho mapeou as propriedades às margens do rio, que receberão o material necessário para o cercamento da área de preservação permanente. A recomposição da mata ciliar será feita com mudas de árvores nativas de viveiros próprios da Sanepar. A parceria com a prefeitura de Chopinzinho possibilitará o trabalho de readequação dos trechos das estradas rurais.
Sustentabilidade - Para a construção das cercas, a Sanepar adquiriu palanques produzidos a partir de resíduos plásticos descartados por empresas de reciclagem de papel que anteriormente eram destinados a aterros sanitários. Além dos palanques de cerca, esse processo de reciclagem também transforma tais resíduos em produtos de utilidades diversas.

GALERIA DE IMAGENS