Projeto Porto Escola vai
atender alunos das ilhas
e de comunidades rurais

Neste ano, 3 mil estudantes da rede municipal de Paranaguá vão conhecer as instalações do Porto. O projeto ensina de forma lúdica a importância da atividade portuária para a economia local e nacional
Publicação
19/02/2016 - 10:56

Confira o áudio desta notícia

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) vai ampliar neste ano o alcance do Projeto Porto Escola – Educação para a Sustentabilidade. A partir de 25 de fevereiro, 3 mil alunos de 113 turmas da rede municipal de Paranaguá vão conhecer as instalações do Porto durante o ano letivo. Outra novidade é que alunos das escolas rurais e das ilhas localizadas na Baía de Paranaguá também poderão visitar o Porto.
Lançado em 2015, o projeto ensina de forma lúdica a importância da atividade portuária para a economia local e nacional. O Porto Escola é desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e tem como público-alvo alunos do 5º ano – de 10 a 12 anos de idade. Em seu primeiro ano de execução, o programa atingiu a marca de 2 mil participantes.
“O Projeto Porto Escola é inovador na área portuária. Ele apresenta de forma lúdica, por meio de palestra interativa e visita ao cais, a importância da atividade portuária, incluindo noções de cidadania, segurança do trabalhador, saúde e conservação do meio ambiente”, explica o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.
PREPARAÇÃO – Nesta sexta-feira (19), cerca de 90 diretores e professores das escolas da rede municipal de ensino de Paranaguá que participam do projeto estiveram na Appa para um encontro de nivelamento. O objetivo foi avaliar os resultados obtidos em 2015 e incluir novos temas para serem abordados em 2016, entre eles, formas de prevenção e de combate ao mosquito da dengue.
“O Porto Escola vai reforçar com as crianças as orientações para o combate ao mosquito Aedes aegypti, com a mesma linguagem utilizada pelos professores em sala de aula”, declarou a secretária de Educação de Paranaguá, Ilda Werner.
Ela elogiou a iniciativa da Appa e disse que o desejo dos educadores do município é que o Porto Escola se torne uma ação permanente na agenda da Administração Portuária e da Prefeitura.
“Embora nossos alunos residam em Paranaguá, eles não têm a oportunidade de vir até o Porto e conhecer de perto a sua importância e atuação. Os resultados obtidos no ano passado superaram as nossas expectativas e o Porto é um parceiro que está contribuindo para mantermos uma educação de qualidade na rede municipal de ensino”, destacou a secretária. Paranaguá conta com 17 mil alunos matriculados na rede municipal.
VISITAS – Em 2016, o Projeto Porto Escola receberá 3 mil alunos de 32 escolas da área urbana e de outras 14 escolas da zona rural e de comunidades pesqueiras. As visitas serão às quintas-feiras, em dois horários – das 8h30 às 11h, com capacidade para atender 60 alunos por visita, e das 14h às 16h, com cerca de 35 alunos.
As atividades com os alunos começam com uma palestra sobre a história do Porto de Paranaguá e sua relevância para a economia local. Os estudantes aprendem sobre a importância da Baía de Paranaguá, sobre a necessidade de separação e destinação correta do lixo para proteção das espécies e qualidade de vida na cidade e sobre os procedimentos de segurança vigentes no porto. Depois, visitam o cais e conhecem de perto a equipe de prontidão que atua em casos de emergência ambiental.
O diretor de Meio Ambiente da Appa, Marco Aurélio Ziliotto, disse que o projeto prioriza o fortalecimento da relação porto/cidade e já está se tornando exemplo para outros portos. “Estamos ampliando a abrangência do projeto devido aos seus resultados, avaliados a partir da participação e interação dos alunos e professores com a equipe técnica e pedagógica”, finalizou Ziliotto.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS