Um grupo de jovens de Curitiba está aprendendo técnicas de grafite, enquanto discute iniciativas para um trânsito mais seguro. A proposta é do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) e da Secretaria de Estado da Cultura, como parte do projeto “Arte Urbana – Respeito no Trânsito”.
“Essa é uma forma de levar conteúdos sobre mobilidade urbana, segurança viária e respeito ao volante para adolescentes e jovens. A ideia é falar em linguagens que causem impacto e que possam ser compartilhadas, replicadas e discutidas com amigos e familiares”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
O curso é gratuito e ministrado pelo artista Paulo Cézar Oliveira (Auma), do grupo Circo Ótico. As aulas acontecem até dia 15. No domingo (17), o Detran e a Secretaria da Cultura inauguram um grande mural com obras de 10 artistas profissionais, todos em grafite, com o tema educação para o trânsito.
Para Auma, o incentivo à arte é uma forma de falar ao lado emocional dos jovens. “Às vezes, você não consegue isso com uma aula de matemática, ou com outras disciplinas, mas com a arte é possível. E a arte permite abordar a matemática, história, trânsito. Todo projeto educativo pode englobar arte. Você apela para um lado do ser humano que consegue colocar ele mais responsável dentro de qualquer atividade”, diz.
A técnica de segurança do trabalho, Ketia Cristians da Silva, de 37 anos, trouxe os dois filhos adolescentes para as atividades e aprovou a iniciativa. “Eu achei muito bom e vou fazer as aulas também. Eu gosto dessa arte de rua, que chama a atenção pelo colorido e, dessa forma, também chama a atenção sobre o tema trânsito”, diz.
Para Antônio Osmario Grofoski, de 25 anos, o grafite é uma cultura importante e atual. “A arte de rua é uma forma de manifestação social, uma forma de transmitir mensagens e fazer as pessoas pensarem”, avalia. “Acho legal usar arte para falar de trânsito, expressar nossas ideias e mostrar como podemos agir melhor”, afirma.
PROJETO - Durante toda esta semana, artistas do projeto “Arte Urbana – Respeito no Trânsito” vão grafitar os muros do Pátio de Veículos Apreendidos do Detran, no bairro Tarumã, em Curitiba. Ao todo, foram 10 projetos selecionados, que serão finalizados em um evento cultural com apresentação de hip-hop e pista de skate, no domingo (17).
Para o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, esse é um momento de celebrar e enaltecer a parceria da SEEC com o Detran. “Temos que comemorar quando conseguimos cumprir metas e objetos. Graças a parceria com o Detran, a Secretaria da Cultura pode premiar a arte urbana, que é muito importante dentro arte contemporânea atual. É um momento de muita felicidade”. Haverá pista de Halfpipe (estrutura em forma de U para prática de esportes radicais, como o skate, patins em linha ou bicicletas BMX) e apresentações de Hip Hop: às 15h30 e 17h30.