Programa vai integrar
universidades e
comunidades pobres

O objetivo do projeto Universidade em Ação é reunir uma equipe multidisciplinar de professores e alunos para atender as necessidades de municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
Publicação
03/02/2012 - 15:24

Confira o áudio desta notícia

As secretarias de Relações com a Comunidade e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior firmaram na quarta-feira (1º) um acordo de cooperação para o desenvolvimento do projeto Universidade em Ação. O objetivo do programa é reunir uma equipe multidisciplinar de professores e alunos do ensino superior para atender as necessidades de municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
As equipes, formadas por docentes e estudantes voluntários de instituições públicas e privadas do Paraná, farão um levantamento das principais dificuldades das cidades com baixo IDH e realizarão ações para promover cidadania, inclusão social e desenvolvimento nessas comunidades. Os projetos deverão seguir as áreas temáticas da extensão universitária: cultura, direitos humanos e justiça, educação, saúde, comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho.
A ideia, inspirada no Projeto Rondon e no Programa Universidade Sem Fronteiras, é melhorar a qualidade de vida da população e, ao mesmo tempo, trazer benefícios para o desenvolvimento pessoal e profissional dos acadêmicos.
“O Universidade em Ação chega para complementar os outros programas já existentes. Vamos fortalecer a presença do Governo do Estado em todos os municípios, por menores que sejam, a partir da soma das políticas públicas de várias secretarias com a estrutura de serviços oferecida pelas universidades”, afirma o secretário de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro, idealizador do projeto.
Segundo Quinteiro, o Universidade em Ação será lançado oficialmente após uma série de visitas às universidades estaduais para alinhar as bases do programa.