Programa da
TV e-Paraná marca
o Dia da Televisão

O e-Cultura especial vai ao ar na sexta-feira (09), às 18h30, e presta homenagem a Mário Vendramel, que durante 35 anos comandou um programa de auditório em três emissoras
Publicação
08/08/2013 - 16:37
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Dia da Televisão, comemorado no próximo domingo (11), é o tema do e-Cultura especial que vai ao ar nesta sexta-feira (09), às 18h30, na TV e-Paraná (canal 9). Para marcar a data, a apresentadora Tati Ayres recebe no estúdio a cantora Ana Larousse, o professor da Universidade Federal do Paraná e diretor da TV UFPR, Carlos Alberto Martins da Rocha, e a fotógrafa Vilma Slomp. O programa presta homenagem a Mário Vendramel, que durante 35 anos comandou o principal programa de auditório do Paraná em três emissoras - TV Paranaense, TV Iguaçu e Rede OM. Também será exibido um trecho de um documentário sobre o apresentador.
O programa exibirá ainda vídeos sobre a história da artista plástica Leila Pugnaloni, que fundou seu ateliê em Curitiba, em 1996, e sobre o flautista Plínio Silva, especialista em música antiga e protagonista de projetos de preservação e resgate da memória musical. O e-Cultura especial é reprisado no sábado (10), às 13h, e domingo (11), às 17h.
CONVIDADOS – Vilma Slomp é autodidata em fotografia. Estudou pintura e desenho com Guido Viaro na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Desde a década de 70 tem registrado a região central de Curitiba, captando elementos como arquitetura, urbanismo, pessoas e expressando sua visão da cidade. O resultado deste projeto é a exposição Curitiba Central, que ficou em cartaz no Museu Oscar Niemeyer até março deste ano, e um livro com mais de 200 fotos que será lançado no final deste mês.
A cantora Ana Larousse é curitibana e começou a estudar violão aos 10 anos. Na adolescência, resolveu morar em Paris, cidade que a inspirou a escrever e compor ainda mais. Depois de retornar ao Brasil se encontrou com o amigo Rodrigo Lemes, de 'A Banda mais Bonita da Cidade´, e firmaram parceria. Carlos Rocha tem sua primeira formação em Comunicação Social. Hoje é professor e estudioso de televisão.
DOCUMENTÁRIO - No sábado (10), às 22h, o público pode conferir o programa e-Especial, com o Trio Quintina. O grupo curitibano completa 15 anos e o programa traz uma retrospectiva de seu trabalho desde a sua estreia. No repertório estão músicas que marcaram o trajetória do trio, compostas por seus integrantes: Gabriel Schwartz (flauta, sax, clarinete, percussão e voz); Gustavo Schwartz (guitarra, cavaquinho, percussão e voz) e Fabiano Silveira (violão de sete cordas e voz).
No domingo (11), o e-Documentário vai ao ar às 15h. O programa vai exibir “Ovos de dinossauro na sala de estar”, a história de Ragnhild Borgomanero e seu esforço para manter viva a memória de seu marido Guido, com quem reuniu a maior coleção particular de fósseis da América Latina.
Partindo da trajetória conjunta da nutricionista Ragnhild e do diplomata Guido, o cineasta curitibano Rafael Urban conseguiu fazer o retrato extremamente humano desta apreciadora de música erudita que, na sala de sua casa, no bairro Alto da XV, em Curitiba, preserva peças inusitadas do planeta. Em “Ovos de dinossauro na sala de estar” pode-se perceber que, para a personagem, o que está em jogo não é apenas uma coleção de objetos raros, mas as lembranças da vida a dois compartilhada por eles.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br