O Programa Oeste em Desenvolvimento (Pod) estabeleceu seis eixos que exigirão um esforço maior na elaboração de projetos e ações em favor da região: Sanidade Animal, Infraestrutura e Logística, Plano Estratégico do Oeste, Sistema Regional de Inovação, Melhoramento Genético e Saneamento Ambiental.
As prioridades foram apresentadas nesta sexta-feira (27), em Cascavel, a lideranças políticas e empresariais da região, durante reunião aconteceu na sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop).
O POD trabalha há cinco anos na elaboração de propostas em favor dos 54 municípios do Oeste que fazem parte do programa e conta com a participação de instituições públicas e privadas. Nesse período, foram definidas 21 prioridades a serem trabalhadas entre 2017 e 2022. Daí foram extraídas as seis pautas consideradas de extrema relevância para o desenvolvimento regional.
O secretário estadual do Desenvolvimento, Silvio Barros, participou da reunião. Ele disse que é fundamental o envolvimento do Estado nesse trabalho de encontrar soluções e definir responsabilidades para que seja conquistado aquilo que é importante para o crescimento da região. “Iniciativa como essa merece toda a atenção do poder público”, afirmou o secretário.
A reunião foi comandada pelo presidente do POD, Danilo Vendruscolo, e teve a participação do prefeito de Maripá e presidente da Amop, Anderson Bento Maria, além de prefeitos, deputados, líderes cooperativistas, empresários.