Programa Família
Paranaense será implantado
em Almirante Tamandaré

Cerca de 690 famílias do município deverão ser beneficiadas. Até 2014 o programa deverá atender 100 mil famílias em situação de extrema pobreza em todo o Estado
Publicação
09/04/2013 - 10:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O município Almirante Tamandaré, localizado na região metropolitana de Curitiba, terá implantado neste ano o programa Família Paranaense, do Governo do Estado, que prevê o atendimento e acompanhamento de famílias em situação de extrema pobreza. Cerca de 690 famílias deverão ser beneficiadas com transferência de renda ou serviços e ações intersetoriais que garantirão atendimento especializado. Até 2014 este programa prevê o atendimento de 100 mil famílias em todo o Estado.
Para tratar da implantação do programa, a secretária municipal de Assistência Social de Almirante Tamandaré, Ângela Aparecida Cunico Siqueira, esteve na semana passada com a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa. Com mais de 100 mil habitantes, o município já conta com dois Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
O mapeamento para a seleção do município foi realizado com base em três critérios: Índice Ipardes de Desempenho do Município (IPDM), percentual de extrema pobreza dos municípios e dados do Índice de Vulnerabilidade da Família (IVF-PR), extraídos da base de dados do Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal e pactuados com a Comissão Intergestores Bipartite (Cib) e do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas).
O município se compromete a viabilizar a implantação do programa, cumprindo as exigências da unidade gestora. O programa trabalha com seis eixos principais: assistência social, habitação, educação, saúde, agricultura e trabalho. Abrange também ações nas áreas de segurança pública, meio ambiente, cultura e esporte.
Em março o governador Beto Richa e a secretária Fernanda Richa anunciaram a complementação de renda para famílias em vulnerabilidade social. O Estado vai transferir R$ 13 milhões neste ano para 30 mil famílias cadastradas no programa Família Paranaense.

GALERIA DE IMAGENS