Programa Família Paranaense
já está em 90% dos municípios

A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, reuniu-se sexta-feira com prefeitos de 26 municípios do Norte Pioneiro, em Carlópolis, o 356ª município a aderir ao Programa Família Paranaense
Publicação
21/06/2013 - 16:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, reuniu-se nesta sexta-feira (21) com prefeitos e representantes de 26 municípios do Norte Pioneiro, em Carlópolis, o 356ª município a aderir ao Programa Família Paranaense. No encontro, Fernanda reafirmou o propósito de baixar os índices de extrema pobreza no Paraná com o programa do Governo do Estado que tem a meta de melhorar as condições de vida de 100 mil famílias até 2014.
Segundo a secretária, a adesão do município ao Família Paranaense é um passo muito importante para quem trabalha na efetivação de uma nova política de assistência social no Estado. “Dos 399 municípios paranaenses, este é o 356ª que passa a fazer parte do Família Paranaense. Só nos nove municípios prioritários aqui do Norte Pioneiro já estamos atendendo cerca de 720 famílias que mais precisam da nossa ajuda para superar suas fragilidades e conquistarem sua independência”, destacou Fernanda Richa.
Para o prefeito Marco Antônio David, o município de Carlópolis sempre teve no governo Beto Richa um grande parceiro para o seu desenvolvimento. “Com a nova estrutura do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) no município poderemos acessar mais recursos e implantar novos programas, como o Família Paranaense, e fazer o acompanhamento das pessoas em situação de vulnerabilidade social no município”, disse David.
Dos 26 municípios do Norte Pioneiro, 21 já aderiram ao programa, sendo que Tomazina, São José da Boa Vista e Wenceslau Braz são prioritários da primeira fase do programa em 2012. Já Curiúva, Figueira, Jaboti, Jundiaí do Sul, Ribeirão do Pinhal, Salto do Itararé e Santana do Itararé são prioritários da fase de expansão do programa este ano.
Com a adesão ao Família Paranaense os gestores municipais passam a contar com o suporte técnico e de planejamento do Estado e assim acessam a metodologia do programa e também aos recursos do Fundo de Assistência Social (Feas) e do Fundo da Infância e Adolescência (Fia) para equipar os Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e melhorar o atendimento às famílias.
As ações do programa envolvem 17 secretarias e companhias estaduais e por isso articulam melhorias para as famílias nas áreas da saúde, educação, capacitação até a habitação com novas moradias.
Em Carlópolis Fernanda Richa também esteve no Cras para conhecer a estrutura e falar sobre a implantação do programa Família Paranaense na região com a equipe técnica da unidade. “Vocês são o ‘braço’ do Estado mais próximo da população. Serão a mão estendida para aqueles que precisam e querem sair da situação de dependência e escreverem uma nova história”, destacou.
CAMPANHA DO AGASALHO – Além de Carlópolis Fernanda Richa também esteve Ribeirão Claro. Nos dois municípios participou da entrega de roupas e cobertores da Campanha do Agasalho do Provopar Estadual. No total foram entregues 2,1 mil cobertores que beneficiaram mais de mil famílias na região.
Desde 2011, o Provopar entregou mais de 256 mil cobertores para 140 mil famílias e mais de 940 mil peças de roupas e agasalhos em todo Estado.
SOBRE O FAMÍLIA PARANAENSE - Programa estratégico que tem como atribuição articular as políticas públicas de várias áreas do Governo, visando o desenvolvimento, o protagonismo e a promoção social das famílias que vivem em maior situação de vulnerabilidade e risco no Paraná. Objetiva estabelecer uma rede integrada de proteção às famílias por meio da oferta de um conjunto de ações intersetoriais planejadas de acordo com a necessidade de cada família e das especificidades do território onde ela reside.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS