Programa Espaço Cidadão
é finalista no Prêmio
Governarte 2014

O prêmio é o Banco Interamericano de Desenvolvimento. O programa do Governo do Paraná abre à população o acesso à qualificação e inclusão digital. Para votar acesse: www.seae.pr.gov.br
Publicação
24/11/2014 - 13:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Programa Espaço Cidadão, do Governo no Estado do Paraná, coordenado pela Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos, é finalista no Prêmio Governarte 2014 - a arte do bom governo, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A iniciativa vencedora será conhecida após o término da votação, que é aberta para todo o público.
A votação acontece até o dia 08 de dezembro. Concorrem ações inovadoras, em diferentes áreas da gestão pública, de toda a América Latina. O Espaço Cidadão, que concorre na categoria 4 – parceria com o setor privado em nível municipal, abre à população o acesso à qualificação, inclusão digital, conhecimento, informações gerais e acesso ao governo eletrônico.
INCLUSÃO SOCIAL - “É importante que os paranaenses votem pelo nosso projeto, porque essa é uma ação do governo estadual para inclusão social das pessoas de todas as idades e de todas as regiões do Estado”, diz a secretária Clecy Amadori.
Hoje são 371 Espaços-Cidadão em todo o Paraná. O case sucesso apresentado para disputar o prêmio é o Espaço Cidadão no município de Anahy, no Oeste do Estado. Para participar e votar pelo Paraná, acesse: www.seae.pr.gov.br.
“É uma grande conquista representar o Paraná com o Programa Espaço Cidadão como finalista em um prêmio com abrangência latino-americana”, afirma a secretária especial para Assuntos Estratégicos, Clecy Amadori. “Isso mostra que a soma de esforços que mobiliza todos os parceiros do Governo do Estado nesta ação, trazem resultados efetivos para a população”, diz ela.
O PROGRAMA – Em 2011, a Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos transformou os antigos Telecentros em um espaço para a capacitação e qualificação profissional da população paranaense, adotando diretrizes que contribuem com o desenvolvimento do Estado. Atualmente, o projeto está presente em 371 municípios do Paraná, o que corresponde 90% de cobertura do estado.
O projeto é uma ação conjunta do Governo do Estado, município, sistema S, associação de bairros, e comunidades organizadas. O objetivo é oferecer ao cidadão uma estrutura completa, com computadores e links de acesso à Internet com fibra ótica.
As parcerias firmadas são essenciais no processo de viabilização de infraestrutura e do programa. Para conhecer mais ou esclarecer dúvidas de como votar na premiação, acesse: www.seae.pr.gov.br.
O PRÊMIO - O Prêmio Governarte é uma iniciativa do BID e busca identificar, premiar e documentar ferramentas digitais que promovam o acesso das populações vulneráveis aos serviços públicos, realizados pelos governos, em colaboração com a sociedade civil ou setor privado.
A premiação valoriza esforços na medida em que envolve as várias partes interessadas em promover o desenvolvimento de todos os cidadãos da comunidade.
Os cidadãos, a sociedade civil e setor privado podem criar um trabalho inovador com as autoridades em nome das propostas populações mais vulneráveis. Muitas dessas propostas são baseadas em plataformas móveis e redes sociais, ferramentas que podem criar e disseminar mais e melhor informação, além de contribuírem para o aumento do acesso aos serviços públicos, e promover um desenvolvimento mais inclusivo.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

GALERIA DE IMAGENS