Profissionais de resgate participam de curso para o Desafio Nacional de Trauma

Publicação
12/07/2018 - 15:50
Editoria

Profissionais, entre bombeiros, comandantes e médicos de serviços de atendimento a urgências e emergências de todo país participam do 2o Curso Nacional de Avaliadores de Desafios de Salvamento Vinculado ao Trauma.

O curso, realizado nesta segunda e terça-feira (9 e 10), é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (Abres), e tem como objetivo preparar os 35 profissionais para o 3º Desafio Nacional de Salvamento e Trauma, que acontece nesta sexta e sábado (13 e 14).

O orientador, capitão Ícaro Gabriel Greinert, falou sobre a importância da capacitação e da integração interestadual entre as equipes de atendimento ao trauma. “Estão inscritos profissionais de todo Brasil. As técnicas aprendidas e repassadas nestes dois dias de aula trazem para as nossas equipes os requisitos de avaliação do paciente de acordo com a Organização Mundial de Resgate, otimizando e padronizando o atendimento e os métodos de trabalho”.

O curso acontece em período integral e é dividido em módulos teóricos e práticos. Pela manhã, duas a três equipes treinam durante 20 minutos as técnicas e procedimentos que serão avaliados durante o Desafio Nacional de Salvamento e Trauma, que acontece no próximo final de semana.

Ícaro explica que todos os profissionais são devidamente orientados e também devem utilizar os Equipamentos de Proteção Individual e cronômetros, além de prestar atenção quanto ao posicionamento adequado no cenário de resgaste. “É uma correria. Mas tudo é organizado de acordo com a lei e os requisitos serão cobrados”, acrescenta o coordenador.

EXPERIÊNCIA – “Nós atendemos várias ocorrências de resgate veicular durante o dia. O curso está sendo construtivo, tanto para minha rotina de trabalho e revisão de algumas práticas, quanto pela troca de experiência com as equipes de outros estados”, disse o socorrista do 1º Grupamento de Bombeiros de Curitiba, Erik Staniski. Todo esse espaço de conhecimento vai contribuir muito para nosso aprimoramento profissional e qualificação do atendimento”, acrescentou.

Ícaro Greinert diz que a expectativa é que todos os profissionais retornem mais qualificados para seus estados. “Espero que todos tenham um momento produtivo, que busquem sempre as melhores práticas no atendimento às vítimas traumatizadas em acidentes veicular e disseminem as informações de maneira clara e objetiva”.

DESAFIO – O 3º Desafio Nacional de Salvamento e Trauma acontece nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), sede Neoville, em Curitiba. A entrada é gratuita.

O evento serve de seletiva para representar o Brasil no Desafio Mundial de Resgate, que em 2018 acontece no mês de outubro, na África do Sul. Em 2017, dentre 20 equipes nacionais avaliadas em situações que envolviam o atendimento a atropelamentos, colisões de motocicletas e automóveis e demais traumas, o Paraná garantiu os dois primeiros lugares.

SERVIÇO: 3º Desafio Nacional de Salvamento e Trauma – Curitiba 2018.

Data: 13 a 14 (sexta e sábado);

Local: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Endereço: Câmpus Curitiba – Sede Neoville, Rua Pedro Gusso, 2601, CIC.